A Telebras recebeu nesta quarta-feira, 11, a certificação de Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedida pelo Ministério da Defesa, conforme previsto na Lei nº 12.598/2012.
Com a certificação, a estatal passa a integrar o grupo de empresas consideradas essenciais à soberania e à segurança do País. O processo de certificação foi liderado pelas diretorias Técnico-Operacional e de Governança da Telebras.
Dessa forma, a estatal passa agora a atender critérios técnicos que a habilitam a participar de forma qualificada em projetos estratégicos do setor de defesa, bem como ampliar possibilidades de cooperação tecnológica com outros países, segundo as normas legais e os interesses do Estado brasileiro.
Segundo a Telebras, a certificação ainda permite à empresa assumir um papel estratégico no apoio à infraestrutura crítica nacional, especialmente no controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
Entre os produtos certificados estão sistemas como o T3SAT, SCSE, SISBX e E-LynX-SAT, que permite as comunicações seguras às Forças Armadas e a diversos órgãos públicos. O domínio nacional dessas tecnologias fortalece a independência digital do Brasil, contribuindo diretamente para a defesa da soberania, afirma a Telebras.
"A certificação consolida a Telebras como provedora de soluções de alta tecnologia voltadas à transformação digital do Estado brasileiro, posicionando-a como parceira estratégica em iniciativas de segurança, conectividade e desenvolvimento. O reconhecimento institucional se soma aos avanços operacionais da empresa nos últimos anos, ampliando sua relevância no cenário nacional e internacional como agente da soberania, da inovação e do interesse público", disse a estatal, em comunicado.