Governo dos EUA convoca testes com fornecedores Open RAN 5G e 4G

O governo dos EUA convocou para testes uma série de fornecedores de equipamentos e software para redes de acesso abertas (Open RAN) 5G e 4G. A intenção da Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA) do país é verificar com os próprios olhos o desempenho do padrão.

A chamada vale para soluções comercialmente prontas para uso, incluindo de RAN virtualizado (vRAN) ou para automação de redes. As soluções serão implantadas na Rede de Pesquisa e Inovação em Comunicações da NTIA.

"Vamos avaliar o desempenho, a interoperabilidade entre fornecedores e a maturidade do padrão em comparação com as tecnologias RAN estabelecidas", apontou a chamada do governo norte-americano, iniciada no último dia 4.

Notícias relacionadas

Farão parte dos trabalhos soluções aderentes a padrões como os desenvolvidos pela O-RAN Alliance ou pela Telecom Infra Project (TIP). A pesquisa técnica será usada para fornecer dados científicos para as decisões políticas da NTIA e de outras agências governamentais.

Administradora interina do órgão, Evelyn Remaley lembrou que o desenvolvimento de interfaces abertas e de uma diversidade de fornecedores são parte da visão norte-americana para a construção de redes 5G "seguras".

O padrão tem sido apontado pelos EUA como alternativa para os vendors de RAN existentes, em especial os chineses, com quem travam guerra comercial. Pressão para que aliados como o Brasil sigam o mesmo caminho têm sido reiteradas nos últimos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!