Programa interno da Cisco conta com 500 mil desenvolvedores

Susie Wee - VP and CTO da DevNet da Cisco

A Cisco comemorou a marca de 500 mil desenvolvedores em quatro anos desde a criação do programa interno DevNet. Segundo anunciou a companhia nesta segunda-feira, 11, o número também implica na mudança de paradigma para a empresa desde que passou a focar na migração para o sistema de redes programáveis. "Muito se fala em SDN [redes definidas por software], mas sabíamos que só se tornaria real quando as pessoas que estão criando e operando as redes mais críticas estivessem prontas para adotar a tecnologia. Precisávamos deixar eles prontos para a transição", declarou a vice-presidente e CTO da Cisco, Susie Wee, durante painel no evento Cisco Live, que acontece nesta semana em Orlando, Estados Unidos.

A missão da companhia é treinar desenvolvedores pelo mundo todo – o DevNet atualmente está presente em 34 países, incluindo o Brasil. Na visão de Wee, a quantia de meio milhão de desenvolvedores marca "interessante" porque muda o modelo de inovação nas redes, catalizando um novo ecossistema. "Agora, será possível usar a inovação da comunidade, que pode escrever códigos [para a infraestrutura também]", explica. Metade dos 500 mil devs são de infraestrutura, e outra metade é de aplicações, segundo a executiva.

Um dos exemplos dados é a construção de experiências de varejo, como a de uma aplicação de localização indoor em um evento utilizando soluções da Cisco (Meraki e CMX Aironet) no nível da rede. A ideia é também permitir aplicações e microsserviços a usar computação na ponta para IoT em smart cities e sistemas de transporte. "Ao abrir nossas APIs, os desenvolvedores de aplicação estão começando a perceber que a rede apresenta a próxima fronteira de inovação em suas aplicações", declara Wee.

Notícias relacionadas

Com o anúncio do que a empresa chama de "DevNet Effect", a Cisco anunciou dois novos centros para a comunidade; Ecosystem Exchange, para compartilhar aplicativos e soluções; e Code Exchange, que conta com uma lista curada de códigos, ferramentas de adaptação e kits de desenvolvimento (SDKs).

* O jornalista viajou a Orlando a convite da Cisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!