O relatório do IDC sobre vendas de handsets na América Latina no primeiro trimestre deste ano revela a ascensão da Alcatel One Touch na região. Em um ano, a empresa aumentou em 74,5% o seu volume de handsets comercializados na América Latina, passando de 3,26 milhões para 5,69 milhões de unidades. Nesse intervalo, a fabricante asiática saltou da quarta para a segunda posição em vendas de celulares na região, com sua participação subindo de 7,7%, registrada no primeiro trimestre de 2013, para 13,1%, no mesmo período deste ano. Com isso, a Alcatel On Touch superou a Nokia, que caiu da segunda para a terceira colocação, com seu share despencando de 18,1% para 12,9% em um ano. A fabricante de origem finlandesa, agora sob o controle da Microsoft, vendeu 5,61 milhões de handsets na América Latina entre janeiro e março deste ano, o que representa uma queda de 27% na comparação anual.
A liderança latino-americana continua nas mãos da Samsung, com 28,5% de share no primeiro trimestre. A empresa sul-coreana vendeu 12,36 milhões de telefones celulares entre janeiro e março deste ano. No primeiro trimestre de 2013, a Samsung comercializara 12,19 milhões de unidades, respondendo por 28,7% de share.
Completam o ranking do primeiro trimestre de 2014 em volume de handsets vendidos, segundo o IDC, em ordem decrescente:
. LG – 5,16 milhões de unidades (11,9% de share)
. Outros – 3,69 milhões de unidades (8,5% de share)
. Motorola – 3,28 milhões de unidades (7,6% de share)
. ZTE – 2,44 milhões de unidades (5,6% de share)
. Huawei – 1,82 milhão de unidades (4,2% de share)
. Apple – 1,5 milhão de unidades (3,5% de share)
. Sony – 927 mil unidades (2,1% de share)
. Lanix – 341 mil unidades (0,8% de share)
. Positivo – 172 mil unidades (0,4% de share)
. Lenovo – 152 mil unidades (0,4% de share)
. Blackberry – 145 mil unidades (0,3% de share)
. HTC – 60 mil unidades (0,1% de share)
. BLU – 24 mil unidades (0,1% de share)
Cabe lembrar que no ranking de receita o cenário muda. A Apple melhora sua colocação, por conta do alto preço dos iPhones, enquanto a Alcatel One Touch cai algumas posições, por ter boa parte das duas vendas concentrada em feature phones. A empresa só entrou no mercado de smartphones no Brasil no fim de 2013, com fabricação local, conforme noticiado por MOBILE TIME. Sua meta para o País em 2014 é vender 6 milhões de celulares.