Oi lançará roaming internacional WiFi nas Olimpíadas de Londres

A Oi planeja lançar a tempo das Olimpíadas de Londres seu serviço de roaming internacional em redes WiFi. Será a primeira operadora de telecomunicações brasileira a oferecer acesso WiFi para seus assinantes em viagens no exterior. Os usuários da Oi poderão adquirir pacotes de minutos e acessar o serviço com o mesmo nome e senha com os quais hoje acessam a rede WiFi da operadora no Brasil. O pagamento poderá ser feito antecipadamente ou a posteriori, na fatura telefônica.

Notícias relacionadas
O roaming internacional WiFi da Oi utilizará a rede de 780 mil hotspots da iPass, empresa com a qual firmou acordo em abril. A maioria dos pontos de acesso da iPass estão espalhados pelos EUA e pela Europa.

No Brasil, a Oi conta com uma rede de mais de dois mil hotspots, que herdou da compra da Vex. Seus clientes de banda larga fixa nos planos com velocidades a partir de 5 Mbps e seus clientes de banda larga móvel nos planos com franquia a partir de 2 GB têm direito a acesso à rede WiFi em território  nacional sem custo adicional.

Análise

As operadoras móveis do mundo inteiro estão investindo em WiFi para desafogar suas redes 3G. É natural estender essa opção tecnológica também para o roaming internacional, serviço que tanto assusta os turistas brasileiros quando recebem a conta telefônica na volta de suas viagens. Trata-se, portanto, de uma nova fonte de receita para as operadoras e, ao mesmo tempo, uma vantagem competitiva para fidelizar cliente.

Vale lembrar que o novo padrão WiFi, conhecido como 802.11u, permite a autenticação automática de dispositivos móveis. Ainda há poucos smartphones e pontos de acesso habilitados para esse padrão, mas a tendência é que se popularize rapidamente em poucos anos. Com isso, os usuários que tiverem um plano WiFi de uma operadora não precisarão mais buscar pelo nome da sua rede, nem digitar login e senha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!