Apple anuncia iOS 6

A Apple anunciou a nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 6, nesta segunda-feira, 11, durante a Worldwide Developers Conference 2012 (WWDC), ocorrida na cidade americana de São Francisco. Entre as principais novidades do OS estão um pacote de novas funcionalidades para o serviço de voz Siri; uma maior integração com redes sociais, como o Facebook; e um novo serviço de mapas, que substituirá o Google Maps nos dispositivos da Apple. O novo OS estará disponível no outono do hemisfério norte, possivelmente entre os meses de agosto e outubro.

Notícias relacionadas
Entre as maiores novidades da atualização estão uma série de novas funcionalidades para o Siri, que agora passa a estar disponível também para tablets iPads. A principal mudança anunciada é a capacidade de abrir aplicativos via comando de voz. Outra novidade é a melhor integração com o Twitter, permitindo aos usuários “postarem oralmente”, isto é, ditarem seus posts por meio de serviço de voz. A integração com o Twitter torna mais factíveis os crescentes boatos da abertura da API do Siri, o que possibilitaria aos desenvolvedores a criação de apps para o serviço.

Novos idiomas também passam a ser suportados pelo Siri, como o mandarim e o italiano. Infelizmente, contudo, não foi anunciada a esperada versão em português do serviço, o que, na prática, torna muito menos funcional o uso do Siri por usuários brasileiros.

Outra novidade é a integração do iOS com o Facebook, que agora passa a vir embarcado nos dispositivos da Apple. Além da facilitação dos procedimentos de postagem de fotos, mapas e links do iTunes, entre outros conteúdos, passa a haver uma conexão entre a rede social e a App Store, sendo possível ao usuário curtir músicas ou apps comprados. Assim como o Twitter, que triplicou suas assinaturas ao passar a vir embarcado no iOS 5, espera-se que o Facebook também obtenha expressivas vantagens de seu “casamento” com a Apple.

Outra mudança importante é a de que o iOS 6 deve vir com um serviço próprio de mapas, substituindo o uso do Google Maps nos aparelhos da Apple. Segundo o anúncio, os mapas cobrem mais de 100 milhões de estabelecimentos, e terão integração com o Yelp. A Apple está trabalhando ainda em um sistema de monitoramento de tráfego, que permitirá alertar os usuários sobre congestionamentos e acidentes viários. O serviço será integrado ao Siri, o que permitirá ao usuário perguntar por estabelecimentos próximos ou saber quanto tempo falta para se chegar ao destino desejado.

Em relação aos features de telefonia, o novo OS terá uma opção de “Não Perturbe”, que, caso ativada, permitirá ao usuário receber mensagens e ligações sem ser notificado na hora. O serviço pode ainda ser configurado para que o usuário seja notificado apenas das mensagens e ligações dos contatos que selecione. O iOS 6 tem também a opção de enviar um lembrete para retornar ligações, caso o usuário não possa atender à chamada na hora em que ela foi efetuada.

O navegador Safari também foi atualizado, ganhando abas para o iCloud e um serviço de leitura offline na linha de apps populares como o Instapaper. Foi feita ainda uma maior integração com a App Store, com maior número de botões que permitem o download direto de aplicativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!