Governo zera imposto de importação para bens de telecom, incluindo WiFi 6

Foto: Pixabay

O governo zerou as alíquotas de imposto de importação de determinados equipamentos de telecomunicações, incluindo roteadores WiFi 6. A resolução foi publicada nesta quinta-feira, 11, no Diário Oficial da União, e assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, presidente do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), e inclui ainda bens de informática na condição de ex-tarifários.

Os roteadores WiFi não são do padrão 6E, compatíveis com a faixa de 6 GHz que já está disponibilizada para o uso não licenciado no Brasil pela Anatel. Os dispositivos listados são WiFi 6 (padrão 802.11ax), que utiliza apenas as bandas comuns de 2,4 GHz e 5 GHz.

Há ainda terminais sobre linhas de fibra no padrão XGS-PON, que permite velocidades simétricas de download e upload de até 10 Gbps. Switches, modems, sensores para soluções agrícolas e telas para educação conectada também foram contempladas pela Resolução do Gecex.

Notícias relacionadas

Já outra resolução do Comitê, também publicada no DOU desta quinta-feira, indefere os pedidos de concessão de ex-tarifários para outros bens de capital e bens de informática e telecomunicações. O motivo para todos os pleitos é o mesmo: a existência de produção nacional de bem equivalente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!