ViaQuatro diz ainda não ter sido intimada a suspender coleta de dados no metrô

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4 – Amarela de metrô paulista, diz que ainda não foi intimada sobre a decisão da juíza Patrícia Martins Conceição, da 37ª Vara Cível de São Paulo e que condenou a empresa pela coleta massiva de reconhecimento facial sem consentimento dos usuários do metrô. Além da suspensão imediata da coleta de dados biométricos, a concessionária deverá pagar R$ 100 mil ao Fundo de Direitos Difusos como indenização pela prática.

A empresa aguarda receber a intimação da sentença para depois decidir se recorre da decisão. Segundo a concessionária em posicionamento enviado ao TELETIME, o sistema que é objeto da ação civil pública apresentada pelo Idec em 2018, não possui propriedades que permitissem o reconhecimento facial de seus usuários.

A ViaQuatro também afirmou que opera seus serviços fundada em princípios de transparência e conformidade com respeito a todos seus passageiros, além do pleno atendimento à legislação vigente, inclusive ao que concerne à legislação superveniente específica relativa à proteção de dados, a LGPD.

Notícias relacionadas

O caso

Nesta segunda-feira, 10, a juíza Patrícia Martins Conceição condenou a concessionária por coletar de maneira irregular dados de reconhecimento facial dos usuários do metrô sem consentimento.

Além da indenização, a juíza condenou a ViaQuatro a suspender a coleta massiva dos dados biométricos e de quaisquer outros dados pessoais dos consumidores usuários, através das câmeras ou outros dispositivos envolvendo os equipamentos instalados na Linha 4 Amarela do metrô, sem consentimento prévio do consumidor. Caso a pratica seja retomada, deverá obter o consentimento prévio dos usuários mediante informação clara e específica sobre a captação e tratamento dos dados, com adoção das ferramentas pertinentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!