Serviços públicos digitais ainda precisam melhorar no País, afirma relatório do BID

Foto: Pixabay

O relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgado nesta terça-feira, 11, também mostra que há uma tendência de o brasileiro avaliar melhor os serviços digitais privados do que os proporcionados pelo governo. Tanto que o atendimento presencial é preferido por cidadãos mais velhos, com menor escolaridade e de baixa renda. A entidade enfatiza que essa desigualdade deveria ser endereçada por meio de políticas públicas. 

Sem surpresas, a pesquisa (clique aqui para conferir na íntegra) mostra que os serviços digitais são acessados na maioria das vezes (87%) pelo celular. O computador (42%) vem em seguida, enquanto o tablet (5%) é pouco mencionado.

A quase onipresença (97%) do aplicativo de mensagens WhatsApp entre os que utilizam Internet no celular mostra a importância da plataforma na sociedade brasileira atualmente. Em seguida, com 85%, vem o acesso a redes sociais. Outras finalidades mencionadas: emails (69%); assistir a vídeos (69%); acessar notícias (64%); videochamadas (57%); assistir aulas/cursos/palestras (46%); e games (1%). 

Notícias relacionadas

O acesso aos serviços também foi questionado. Segundo o relatório, 65% utilizaram bancos digitais; 47% fizeram compras online; 40% usaram aplicativos de transporte como Uber e 99; e 34% solicitaram benefício social, como FGTS, bolsa família, seguro desemprego e auxílio emergencial. O trabalho (27%) e o ensino (26%) remotos também foram mencionados. Vale notar que a telemedicina foi mencionada por 16%. 

Indicadores sócio-econômicos dos entrevistados de acordo com a preferência de acesso a serviços públicos. Fonte: BID

Canal digital em serviços públicos é a preferência de 60% dos entrevistados, dos quais 26% por sites e 24% pelo celular (aplicativos). Outros 24% ainda preferem o atendimento presencial, opção mais popular entre as pessoas acima de 60 anos (34%), com menor escolaridade (28%) e de baixa renda (31%).  

Segundo o relatório, "essa dissociação é relevante na medida em que a construção de páginas online com diagramação acessível para dispositivos móveis, assim como o atendimento via aplicativos (inclusive por meio de plataformas já existentes como o WhatsApp) tornam-se também essenciais para garantir o acesso dos grupos mais excluídos do mundo digital."

Governo

O BID afirma que a experiência do consumidor é mais bem avaliada (85%) do que a dos usuários de serviços públicos digitais (entre 53% e 55%, dependendo da esfera do governo), o que a entidade diz que reforça uma agenda de trabalho para acelerar a transformação digital na estratégia do governo digital (decreto nº 10.332/2020).

"O governo federal aparece com avaliação positiva (55% satisfeitos contra 14% insatisfeitos) perto da média dos estados (53% contra 11%) que, por sua vez, também não apresentam variações significativas entre si, nem mesmo entre os diversos cortes demográficos. A oferta dos serviços municipais é menos conhecida pelos cidadãos mas, dentre os que a conhecem, tem avaliação positiva (54% contra 13%)."

Mas há a barreira de falta de conhecimento dos serviços digitais fornecidos pelas prefeituras: 44% em média, superior à marca de 34% para serviços dos governos estaduais e 30% para os do governo federal. A conclusão é que, apesar de o Brasil ser classificado entre os 20 países com melhores ofertas de serviços digitais pela ONU, é necessária modernização e digitalização para os governos locais. 

Metodologia

O documento foi elaborado com pesquisa entre outubro e dezembro do ano passado, com 13.250 entrevistados acima de 16 anos e em todo o território nacional.  O intervalo de confiança é estimado em 95%, e a margem de erro máxima seria de 1 ponto percentual para mais ou para menos. 

Este é o segundo de uma série de quatro relatórios do BID focado na transformação digital dos governos brasileiros – o primeiro foi publicado em janeiro deste ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!