Carteira digital única das teles não está descartada, mas traz desafios

Foto: Pixabay

O lançamento de novos serviços financeiros por parte de operadoras de telecom não fechou as portas para a criação de uma carteira digital única entre as principais empresas do mercado, ainda que o projeto seja considerado desafiador.

O tema foi debatido por Claro, Oi, TIM e Vivo nesta terça-feira, 11, durante a vigésima edição do Tela Viva Móvel. Principal defensora da ideia de uma carteira digital unificada entre as teles, a TIM questionou a viabilidade financeira de abordagens isoladas de operadoras no meio de pagamentos.

"O modelo que está aí com a pulverização de carteiras não é sustentável", afirmou o vice-presidente de estratégia e transformação da TIM, Renato Ciuchini. Segundo o executivo, diante do massivo investimento realizado pelas principais fintechs brasileiras, a competição por parte de uma única operadora exigiria muitos recursos.

Notícias relacionadas

"Por isso caminhamos para esse processo de associação", prosseguiu Ciuchini, também defendendo uma abordagem do gênero para o segmento de publicidade digital. No caso da TIM, a unificação liberaria investimentos para áreas prioritárias, como 5G, a integração da Oi e a FiberCo.

Em aberto

Pelo lado da Vivo, o diretor de inovação e serviços digitais, Rodrigo Gruner, afirmou que o lançamento de serviços financeiros como o Vivo Pay "não elimina" a possibilidade de uma carteira unificada das teles.

"Se futuramente existir possibilidade de negociação em conjunto entre as operadoras para jogar nesse mercado e monetizar de forma mais relevante, isso está aberto". Enquanto isso, o objetivo com a carteira digital lançada em abril estaria bem delineado.

"O raciocínio é complementar nossa visão de se tornar um hub de serviços digitais. Não se trata de competir com grandes bancos ou fintechs que já valem bilhões. No próprio Vivo Pay, hoje o nosso principal foco é o pré-pago que tem dificuldade de fazer recarga de forma digital e simples", apontou Gruner.

O profissional também pontuou que integrações do meio de pagamentos a outros canais digitais da Vivo são os próximos passos. Vale lembrar que a ferramenta lançada pela empresa está disponível também para clientes de operadoras concorrentes.

Desafios

Diretor de marketing da Oi, Roberto Guenzburger concordou com o racional de abordagens unificadas para publicidade digital e mesmo pagamentos. Por outro lado, afirmou que a empresa tem plano de manter o Oi Conta Zap (com atendimento via WhatsApp) mesmo com a venda das operações móveis.

Guenzburger também citou desafios técnicos e até mesmo regulatórios que existiriam no caso de uma plataforma comum entre as operadoras. "Seria bem complexo, pois cada um tem seus projetos e limitações".

Já o diretor de serviços digitais e inovação móvel da Claro, Fábio Maeda, apontou que uma colaboração no segmento não é inédita, tendo ocorrido no caso do RCS. A empresa também reportou uma performance satisfatória para o Claro Pay desde o seu lançamento. "Estamos crescendo em um volume grande, como era de se esperar", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!