BID aponta que brasileiro está mais digitalizado na pandemia, mas ainda há barreiras

Apresentado em coletiva de imprensa com a Anatel nesta terça-feira, 11, o relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que, embora haja um avanço na conectividade, especialmente por celular, os aspectos sócio-econômicos e demográficos continuam a ser as principais barreiras para a digitalização no País. 

O estudo, chamado de "Transformação digital dos governos brasileiros: Satisfação dos cidadãos com os serviços públicos digitais" (clique aqui para conferir na íntegra), afirma que a maioria dos cidadãos brasileiros (86%) se sente adaptada ao mundo digital e está conectada – seja pela banda larga fixa com WiFi (87%), seja pelo celular (95%). 

A Internet fixa tem maior penetração no Sul (91%) e no Sudeste (90%), enquanto as regiões Norte e Nordeste empatam com menor presença da conexão (84%). Ou seja: 13% dos entrevistados não têm acesso por banda larga residencial.

Notícias relacionadas

O principal motivo para não ter conexão no domicílio é o alto custo, razão apontada por 30% dos entrevistados. Contudo, o relatório não mostra outras justificativas apontadas.

O estudo afirma que isso afeta especialmente a população de 60 anos ou mais (25%), com menor renda (22%) e menos escolarização (27% para quem tem até o ensino fundamental), além residentes de cidades do interior (15%). 

Celular

Mesmo por celular, a conectividade ainda é um desafio. Não há acesso à Internet móvel para 14% dos entrevistados acima de 60 anos; 11% para os que tem ensino fundamental; e 9% das pessoas com renda de até dois salários mínimos. As regiões Nordeste e Centro-Oeste são as com maior quantidade de pessoas sem acesso móvel (6% em ambos os casos).

Pandemia

A premissa do relatório é de destacar a importância das TICs durante a crise de saúde e econômica da pandemia da covid-19, e como o processo de digitalização foi encarado pelos cidadãos e pela administração pública. A pesquisa diz que 70% dos brasileiros se adaptaram "sem grandes problemas à nova rotina". 

Mas essa adaptação era a realidade para 71% dos jovens entre 16 e 24 anos. Para quem tem mais de 60 anos, o percentual cai para 21%. Da mesma forma, a escolaridade influi: 61% com ensino superior se adaptaram, caindo para 27% dos que tem até ensino fundamental. 

A renda é, naturalmente, outro fator: não houve adaptação para 8% de quem tem até dois salários mínimos. Outros 11% afirmaram que conseguiram se adaptar "com muita dificuldade". 

Indicadores sócio-econômicos para níveis de adaptação à digitalização. Fonte: BID

Metodologia

O documento foi elaborado com pesquisa entre outubro e dezembro do ano passado, com 13.250 entrevistados acima de 16 anos e em todo o território nacional.  O intervalo de confiança é estimado em 95%, e a margem de erro máxima seria de 1 ponto percentual para mais ou para menos. 

Este é o segundo de uma série de quatro relatórios do BID focado na transformação digital dos governos brasileiros – o primeiro foi publicado em janeiro deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!