O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, assumirá nessa quarta-feira, 12, a presidência da Telebrás. A cerimônia ocorrerá na sede da estatal, em Brasília, às 10h. Santanna assume o cargo no lugar de Jorge da Motta e Silva, que também será destituído do Conselho de Administração da empresa.
A promoção de Santanna a presidente da estatal já era aguardada desde que as negociações em torno do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) se intensificaram. Essa expectativa tinha um motivo óbvio: Santanna sempre foi o maior defensor da revitalização da Telebrás como um instrumento de atuação direta e regulação indireta no mercado de telecomunicações. Ao se confirmar que a estatal seria o pilar do PNBL, o nome do secretário naturalmente surgiu como futuro comandante da empresa.
A posse nessa quarta ainda precisará do aval posterior do Conselho de Administração da Telebrás para ser plenamente formalizada. Mas como a indicação é do sócio majoritário da empresa (União), o conselho deverá apenas referendar o nome do novo presidente. A data de convocação do conselho ainda não foi definida.
Plano Nacional de Banda Larga