Para Bittar, PL 29 pode ter tramitação rápida no Senado

Com a aprovação do PL 29/2007 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 11, já começaram as articulações para que o projeto tenha uma tramitação rápida no Senado Federal. O PL 29 é bastante aguardado pelas teles, por unificar as regras de operação do serviço de TV por assinatura e derrubar as barreiras que hoje impedem as concessionárias de telefonia fixa de operar o serviço via cabo. Para o deputado Jorge Bittar (PT/RJ), um dos principais articuladores da proposta, as perspectivas de que os senadores façam uma análise ágil do projeto são boas.
"A aprovação de hoje mostra que chegamos a um ponto de equilíbrio ótimo, criado a partir das negociações feitas na Comissão de Ciência e Tecnologia. Está provado que o projeto está maduro e é viável", afirmou o deputado a este noticiário. A aposta é que essa consolidação de um acordo, chancelado pela aprovação na CCJ da Câmara, fortalecerá o projeto durante sua tramitação no Senado e tornará os senadores mais dispostos a aprovar o texto com rapidez. "Vamos tentar convencer que essa matéria é urgente e necessária para resolver um problema de regulação que o setor possui hoje."
O próprio Bittar pretende procurar os senadores da base aliada, especialmente os de seu partido, o PT, para angariar o apoio necessário à aprovação do projeto. Os deputados também pretendem recorrer ao presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB/AP), para garantir a urgência na distribuição e análise do projeto.

Notícias relacionadas
Recurso
A ideia de que o acordo firmado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara surtiu efeito também tem colaborado para o sentimento geral de que o PL 29 não deve receber nenhum pedido de recurso para deliberação em Plenário. Por ser um projeto terminativo, o PL 29 pode seguir direto para o Senado, sem passar pelo crivo do pleno. A tramitação só incluirá o Plenário caso nas próximas cinco sessões algum recurso seja apresentado. Para ser válido, o recurso precisa do apoio de, ao menos, 51 deputados.
Tramitação no Senado
Regimentalmente, a tramitação no Senado Federal segue a ordem inversa da Câmara: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisa a matéria antes da comissão de mérito. Assim, a entrada do projeto deverá ser pela CCJ e depois encaminhada à Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).
Como o projeto ainda não chegou ao Senado, é impossível dizer se alguma outra comissão temática analisará a proposta. Em princípio, nada impede que comissões como a de educação ou a de defesa do consumidor peçam redistribuição da matéria alegando que o projeto é de interesse dessas áreas. A Comissão de Infraestrutura (CI) é outra que pode se interessar no projeto.
A agilidade na votação depende também dessa distribuição pelas comissões. Na Câmara, por exemplo, o projeto levou três anos para ser aprovado e passou por outras duas comissões além da CCTCI (mérito) e da CCJ.
Possível relator
As apostas foram abertas sobre quem será o relator na CCT. Os mais cotados no momento são o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB/MG), e o presidente da comissão, Flexa Ribeiro (PSDB/PA). Costa tem uma dianteira na disputa por conta de uma questão regimental. Ribeiro é autor de um projeto na mesma linha do PL 29 (o PLS 280/2009), que pode ser apensado à proposta da Câmara. Caso ele seja apensado, o presidente da CCT não poderia relatar a matéria, já que nenhum parlamentar pode ser relator de uma matéria de sua autoria.
Antes da Copa
Para Bittar, se a articulação com os senadores funcionar, pode ser possível a aprovação do PL 29 ainda antes da Copa. "Temos quase dois meses para tentar", comentou o parlamentar, otimista. "A nossa sensação é que a tramitação no Senado deve ser bem tranquila."
O cronograma, no entanto, é bem apertado. Além do iminente início da Copa do Mundo, que deve afastar muitos parlamentares do Congresso Nacional, há o período de festas juninas e o chamado "recesso branco" das eleições, que pode inviabilizar até mesmo a aprovação ainda em 2010.
O recesso branco é o período que antecede as eleições, onde o Congresso está "tecnicamente" funcionando, mas na prática os parlamentares se ausentam para fazer suas campanhas nos estados. Nesse período, o quórum nas comissões fica bastante reduzido, retardando a tramitação dos projetos. Assim, caso a votação realmente não ocorra antes da Copa, as chances de aprovação no Senado neste ano se tornam remotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!