Finalistas na categoria comunidade/rede social integram celular com serviços da web

As redes sociais da Internet estão definitivamente migrando para o mundo móvel. Um sinal dessa tendência é o fato de dois dentre os três finalistas na categoria Comunidade/rede social do 2º Prêmio Tela Viva Móvel serem projetos que envolvem a integração com Facebook e Twitter. O terceiro finalista é o serviço Lembreto, que facilita a criação de canais SMS multioperadora e possui plugins que facilitam a integração com redes sociais da web. Para participar da votação popular e escolher seus cases favoritos em cada categoria, o leitor deve acessar o site www.telavivamovel.com.br. A votação dura até o dia 16 de maio.
O serviço ligado ao Facebook foi desenvolvido pela Hanzo e consiste em um aplicativo hospedado na rede social que permite ao usuário receber via SMS alertas de aniversários de seus amigos. Cada usuário cadastrado tem gerado por mês, em média, o envio de 12 mensagens de alerta para seu celular.
O Twitter, por sua vez, aparece representado pelo case "Vivo Twittando". Ele consiste em um serviço que permite aos clientes da Vivo enviar e receber mensagens do Twitter através de seus celulares, via SMS. O cadastro é feito pela internet ou mensagem de texto. O usuário pode definir que tipos de tweets deseja receber no celular: mensagens diretas, menções ao seu nome de usuário e/ou tweets de determinadas pessoas que está seguindo. Por R$ 11 ao mês, a Vivo oferece um pacote que dá direito à publicação de 150 tweets e recebimento ilimitado. Se preferir a utilização avulsa, cada tweet enviado custa R$ 0,15. Segundo a operadora, milhões de tweets são enviados e recebidos mensalmente através do serviço.
Na disputa pela preferência dos leitores está o Lembreto, desenvolvido pela empresa Aorta. Trata-se de uma plataforma baseada na web que permite a qualquer pessoa a criação de um canal para envio de notícias via SMS. Isso abre espaço para blogueiros, bandas independentes ou qualquer outro produtor de conteúdo criar um contato via celular com sua audiência e ser remunerados por isso: a receita gerada pelas mensagens é repartida com os donos dos canais. A criação de um canal através do Lembreto é rápida, dispensando longas negociações, contratos, aprovações prévias etc. A Aorta criou ainda plug-ins para integrar os canais do Lembreto a ferramentas da internet como Twitter, RSS e WordPress. Em dezembro de 2009, o serviço acumulava mais de 20 mil canais de SMS criados, 6 milhões de mensagens tarifadas e 130 mil usuários ativos, entre produtores e consumidores de conteúdo.
Tela Viva Móvel
O case com maior quantidade de votos em cada categoria receberá um prêmio, cuja cerimônia de entrega ocorrerá no dia 19 de maio, às 18h30, após o primeiro dia de palestras do 9º Tela Viva Móvel, no Centro Cultural Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que discute temas relacionados ao mercado de conteúdo para celular, é organizado pela Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.