Em nota divulgada nesta sexta-feira, 11, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA), disse que recebeu com "respeito e senso de responsabilidade" o convite do presidente Lula para integrar o governo federal, mas que ainda vai discutir a sua indicação para o cargo de Ministro das Comunicações com a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados.
O deputado ainda não confirmou se aceita ou não a indicação para o lugar do Juscelino Filho na chefia do MCom. Segundo o parlamentar, qualquer definição sobre sua ida para o governo federal será "construída coletivamente" com a bancada do União na Câmara, da qual é o líder. Lucas também disse que o encaminhamento já foi alinhado com o presidente Lula.
"Fui eleito para representar e conduzir os interesses da bancada, sempre com equilíbrio, transparência e compromisso com o projeto político que nos une. Não tomarei nenhuma decisão sem antes ouvir os deputados e deputadas que confiam no meu trabalho e com quem compartilho, diariamente, a construção de uma agenda em defesa do País", diz Pedro Lucas na sua nota.
Indicação
O nome de Pedro Lucas Fernandes foi confirmando na última quinta-feira, 10, pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Fernandes foi convidado a assumir posto deixado por Juscelino Filho, também do União Brasil do Maranhão, que renunciou ao cargo de chefe do MCom na última terça-feira, 8, após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suspeitas de corrupção.
Segundo Hoffmann, o nome de Fernandes (que é líder do União na Câmara dos Deputados) foi apresentado pelo partido e acatado pelo presidente. Mas o novo chefe do MCom teria pedido para assumir após a Páscoa, como forma de encaminhar questões pendentes de seu mandato. Fernandes já era tido como favorito ao posto.