A Brisanet é mais uma operadora a trabalhar com redes de área ampla definidas por software (o SD-WAN) para o mercado corporativo e de governo. O novo produto foi apresentado pela provedora cearense e já está em operação em cerca de 200 escolas da rede pública de ensino em João Pessoa (PB), como parte de um projeto da Secretaria de Educação e Cultura da capital paraibana.
No caso da aplicação acima, a operadora afirmou que "o objetivo foi garantir conectividade de qualidade para alunos e professores, com balanceamento de links via 5G, separação de redes, controle de conteúdo e proteção contra ameaças digitais". A tecnologia é fornecida em parceria com a Fortinet e está disponível em dois pacotes: o básico e o avançado.
Na prática, o que o SD-WAN faz é gerenciar redes de empresas ou instituições que têm várias unidades de forma centralizada e automatizada. Com isso, a solução melhora o desempenho da rede porque prioriza aquelas aplicações que são mais essenciais, otimizando o tráfego de dados. Segundo a Brisanet, a ferramenta também oferece "segurança avançada" e contribui para a "redução de custos operacionais".
"O case com a Prefeitura de João Pessoa mostrou que o SD-WAN é capaz de entregar não só conectividade estável, mas também segurança e visibilidade para o gestor público. Estamos animados com a resposta do mercado e confiantes de que esse será um grande diferencial no nosso portfólio", disse o diretor comercial da provedora, Jordão Estevam.
A Brisanet tem ampliado sua atuação no segmento corporativo. Em fevereiro a empresa também lançou o BrisaCloud, seu serviço de nuvem.