A operadora de telecomunicações Tely está realizando uma modernização de seu backbone para duplicar a capacidade de tráfego da infraestrutura. Tecnologia da fornecedora chinesa Huawei foi escolhida para o projeto, que também envolve a distribuidora Connectoway.
Para tal, roteadores de alto desempenho, baixo consumo de energia e recursos de evolução foram instalados ao longo da rota. A primeira parte do projeto ocorreu nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O próximo passo será a expansão da tecnologia para Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Com o projeto, é esperada uma maior capacidade de processamento da rede e possibilidade de maior convergência tecnológica. "O equipamento atende à demanda que as operadoras precisam neste momento de expansão, ou seja, de uma alta densidade de porta 100 Gbps e que equalize melhor o tráfego em todos os enlaces do backbone. O NE8000 M14 tem uma escalabilidade de até 2 Tb", afirmou a Connectoway, em comunicado sobre a iniciativa.
CEO da Tely, Leonardo Lins também destacou a participação das fornecedoras envolvidas e o racional da estratégia da operadora. "Procuramos a Connectoway por ser uma parceira de muito tempo, desde o início das nossas operações em redes de fibra óptica, e que sempre nos apoia. Decidimos colocar a Huawei nesse projeto porque atenderia os requisitos das novas redes 5G e o crescimento devido à pandemia", afirmou o executivo.
Fundada em 2004, a Tely tem presença nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo. Recentemente, a rota submarina utilizada pela empresa de Bahia até São Paulo também teria sido amplificada em quatro vezes.