Estudos apontam para possível IPO na controladora da Telemar

Estão na pista certa os analistas de mercado que acreditam que a Telemar poderá, após a eventual compra das preferenciais, cujo projeto foi anunciado na terça, 10, fazer uma oferta pública de ações da Telemar Participações S/A (que é a empresa que comprará as ações e onde estão hoje os controladores, como BNDES, GP, Andrade Gutierrez, La Fonte, Banco do Brasil, além dos que hoje estão afastados do controle: fundos de pensão, Citibank e Opportunity). Essa hipótese está, segundo fontes gabaritadas, no estudo feito para embasamento da operação proposta. É uma das possibilidades aventadas em caso de dificuldades de refinanciamento ou piora nas condições operacionais. É, aliás, a principal opção, rendendo, segundo estimativas dos consultores, cerca de US$ 2 bilhões à Telemar Participações. É isso que se projeta como resultado de um IPO.
Também acertam os analistas que vêem a manobra da Telemar como uma tentativa de fortalecer a posição dos controladores. Essa é uma das estratégias a médio e longo prazo, de forma a permitir a saída futura a mercado. A possível compra ou fusão da BrT é tratada, segundo as análises feitas, como um segundo passo, dependendo de um estudo em relação às resistências políticas, legais e regulatórias.

Preocupação

Notícias relacionadas

Como já adiantou este noticiário, existe uma grande preocupação, pelo menos por parte de alguns dos acionistas, sobre a possibilidade de uma eventual tomada hostil do controle da companhia. Segundo um dos acionistas da Telemar, o grupo Opportunity está se movimentando em conjunto com fundos de private equity e busca apoio dos fundos de pensão para aquisição da participação de pelo menos um dos atuais sócios controladores (aposta-se que o GP seja o alvo). Se a operação for combinada com uma venda da participação dos fundos e Citibank na Brasil Telecom, a parcela dos fundos na Telemar, somada à parcela que o Opportunity tem, poderiam dar ao comprador poder de controle sobre a companhia. Entre os advisors da Telemar, há quem diga que a Orascom poderia entrar nessa operação, significando inclusive a volta indireta de Dantas ao setor, já que tudo indica ser ele o agenciador das manobras da Orascom no Brasil, ao lado de Naji Nahas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!