Entre os serviços de valor agregado do setor, nos últimos anos, a plataforma Skeelo tem se dedicado na democratização do acesso à leitura no Brasil. Com mais de 150 parcerias firmadas, hoje 85% são ao lado de operadoras de telecomunicações.
A estratégia inicial, de acordo com o diretor comercial da Skeelo no Brasil, Douglas Ribeiro, focou nas grandes operadoras móveis, como Vivo, Oi e TIM, e posteriormente expandiu-se para os principais provedores regionais de Internet. Agora, a empresa informou que está direcionando esforços para atender ainda mais pequenas e médias operadoras.
"As operadoras possuem uma capilaridade enorme e são uma excelente forma de distribuir livros digitalmente", defende Riberio. Com a parceria entre Skeelo e as operadoras, o público pode ter acesso facilitado à literatura sem custos adicionais.
A Skeelo adota um modelo de assinatura em que os livros oferecidos nos pacotes das operadoras são disponibilizados em caráter definitivo ao usuário. Assim, mesmo que o cliente deixe de utilizar o serviço da empresa de telecom, ele mantém acesso aos livros adquiridos.
Reforma tributária
A reforma tributária também poderá impactar o setor de serviços e os chamados SVAs, como a distribuição de livros digitais. A Skeelo acredita que a nova legislação pode reforçar a importância da leitura e ampliar sua relevância no mercado.
"O texto da regulamentação mantém os benefícios tributários para os livros, o que fortalece nossa missão de democratizar o acesso à leitura", nota o executivo.
Internacionalização
Para os próximos anos, a Skeelo pretende não apenas expandir sua atuação junto aos ISPs, mas também alcançar novos mercados e avançar com sua internacionalização. O modelo de distribuição de best-sellers como benefício nos pacotes de telecomunicações tem mostrado grande eficiência, e a empresa planeja adaptar essa estratégia para outros países.
A plataforma também aposta fortemente nas redes sociais para ampliar seu alcance. Atualmente, a Skeelo possui uma conta no TikTok que movimenta mais de 165 milhões de visualizações e alcança 64 milhões de contas no Instagram. Recentemente a companhia adquiriu também o Skoob, uma rede social voltada para os leitores do País, e pretende integrar ambas as plataformas, em busca de uma experiência ainda mais conectada.
De acordo com Douglas Ribeiro, o público da Skeelo segue um padrão semelhante ao do mercado editorial: predominância de mulheres entre 25 e 45 anos, consumidores de entretenimento digital, leitores casuais que preferem audiobooks e mini-books, além de jovens e profissionais interessados em aprendizado contínuo.
Além disso, a plataforma digital possibilita que moradores de áreas sem livrarias tenham acesso facilitado às obras, por não abranger apenas os grandes centros urbanos.