Por meio do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), a Anatel firmou um protocolo de intenções junto ao Insper que visa o avanço de estudos, pesquisas e atividades de interesse comum.
A parceria vai focar na troca de conhecimento, experiências e eventos para a missão institucional da agência e na produção de conhecimento acadêmico com validade até 31 de dezembro de 2027, podendo ser prorrogada no futuro.
Em linhas gerais, a atuação conjunta terá como meta a divulgação de boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o estímulo à produção acadêmica por meio de pesquisas e disseminação de conhecimento e a realização de eventos como seminários, encontros e reuniões que abordem economia, direito e tecnologia.
A colaboração terá planos de trabalho e ajustes técnicos elaborados em conjunto, com reuniões periódicas para avaliação do progresso e definição de metas. Para alcançar os resultados, tanto a agência reguladora como o Instituto de Pesquisa deverão contribuir com recursos. Não há a previsão de aportes financeiros.
Por um lado, a Anatel disponibilizará informações e dados relevantes, respeitando a proteção de dados pessoais. Por outro, o Insper propiciará a participação de docentes na condução de estudos e propostas de pesquisa.
"O acordo com a Anatel é uma oportunidade de fortalecer a atuação do Insper em pesquisa aplicada e ampliar o impacto do conhecimento acadêmico em questões cruciais para o desenvolvimento do País. Ao unir nossos conhecimentos, conseguimos aprofundar estudos em diversas áreas e promover soluções inovadoras. Esta colaboração reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e com a construção de um futuro mais conectado e sustentável", afirma Paulo Furquim, professor do Insper responsável pela iniciativa.
"O Insper, ao ser signatário do PRME (Principles for Responsible Management Education), iniciativa da ONU, demonstra alinhamento com os valores presentes no white paper Agenda 2030 e o Setor de Telecomunicações. Esse documento estratégico reforça o compromisso da Anatel com a conectividade universal e a inclusão digital como pilares do desenvolvimento sustentável", diz o presidente do Ceadi e conselheiro diretor da Anatel, Alexandre Freire.