Nokia conclui reorganização interna e divide áreas móvel e fixa

Foto: Pixabay

A reorganização interna proposta pela Nokia em outubro passado foi concluída pela fornecedora, que divulgou cifras sobre os novos segmentos nesta quinta-feira, 11. Entre os principais pontos está a divisão da área de redes.

O resultado da iniciativa foi a criação de uma vertical exclusiva para o negócio móvel e de outra para infraestrutura de rede – abarcando produtos para redes fixas, óticas, submarinas e IP. As mudanças entraram em vigor já no dia 1º de janeiro e devem refletir nos próximos balanços.

A nova área móvel concentra 47% do faturamento da empresa em 2020, ou 10,397 bilhões de euros; a antiga divisão de redes somava 76% da receita do grupo. Alguns serviços de gerenciamento de rede também foram remanejados para a vertical. Já a área de infraestrutura gerou 6,736 bilhões de euros no ano passado (30% do total).

Notícias relacionadas

Cloud e serviços

Além dos dois principais negócios, a Nokia também consolidou parte do portfólio em uma nova divisão para cloud e serviços de rede. O faturamento em 2020 do portfólio agrupado na área ficou em 3,097 bilhões de euros.

Entre as novas funções que ficarão embaixo desse chapéu estão serviços empresariais, packet core, serviços gerenciados, redes cognitivas, automação digital, analytics e Internet das Coisas (IoT). A reclassificação foi considerada "particularmente significativa" pela Nokia.

"A margem operacional comparável para nosso segmento de software anterior foi de 19,2% em 2020, enquanto a margem operacional [da nova área de cloud e serviços] foi de -2,2% em 2020", afirmou a Nokia. Isso porque atividades lucrativas da área de software passaram para a divisão móvel, enquanto alguns dos serviços recebidos diluíram a lucratividade.

Por último, a Nokia Technologies vai seguir reunindo o negócio de patentes da empresa, que somou receita de 1,402 bilhão de euros no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!