Governo prorroga levantamento de inventário da extinta Alcântara Cyclone Space

O governo federal publicou nesta quinta-feira, 11, o Decreto 10.644/2021, que prorroga para até 28 de abril de 2022 o processo de levantamento do inventário da extinta empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). A joint-venture, uma parceria entre os governos do Brasil e Ucrânia, foi extinta em abril de 2019.

O decreto também altera os responsáveis pelo processo administrativo de inventariança da empresa extinta. Antes a tarefa estava a cargo dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Planejamento. A partir desta quinta-feira,11, o Ministério do Planejamento sai, até porque não existe mais, e entra o Ministério da Economia (ME), que fará a coordenação do processo.

Todos os recursos gastos no levantamento do inventário serão financiados pelo MCTI e poderão ser executados pelo Comando da Aeronáutica. O decreto publicado nesta quinta-feira também prevê que os cargos previstos na Comissão Extraordinária para a Alcântara Cyclone Space ficam remanejados para a secretaria de gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Os ocupantes ficam automaticamente exonerados.

Notícias relacionadas

Após a extinção da ACS, o governo Jair Bolsonaro trabalhou para a aprovação no Congresso do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que permite aos Estados Unidos (mas também outros países que utilizam tecnologia norte-americana) lançar satélites a partir do Centro de Lançamento na base maranhense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!