Anatel orienta cadastramento de estações profissionais na banda C estendida

Foto: Life-Of-Pix / Pixabay

Enquanto o edital do leilão do 5G ainda está sendo trabalhado na área técnica para ser entregue ao Tribunal de Contas da União, a Anatel reforça as orientações para o cadastramento das estações terrenas profissionais operando na banda C estendida (3.625-3.700 MHz) e convencional. Esse processo é fundamental para as emissoras que utilizam o equipamento pois permite à agência poder efetuar o cálculo do ressarcimento, que considerará apenas essas estações cadastradas, por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz

O encerramento do prazo para cadastramento continua sendo o dia 1º de abril, e inclui não apenas as estações terrenas receptoras, mas as transceptoras e transmissoras. Os equipamentos ficam licenciados no Banco de Dados Técnicos e Administrativos (BTDA) do sistema STEL, conforme estabelece o Regulamento Geral de Licenciamento (Resolução nº 719/2020). 

A Anatel lembra que há atenção também a interferências. "Além do que já foi exposto, é importante lembrar, no que concerne as estações exclusivamente receptoras, que a prestadora ou o proprietário podem requerer, a qualquer tempo, proteção contra interferências prejudiciais, conforme previsto no art. 6º do RGL. Para tanto, as estações também deverão estar cadastradas no BDTA, sistema STEL. O pedido de proteção deverá ser acompanhado por justificativa e, se deferido o requerimento, a estação será considerada em futuras análises de interferências realizadas pela agência." 

Notícias relacionadas

Ainda em janeiro, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) havia reiterado a urgência do cadastro das estações terrenas. A entidade disse que é um passo fundamental para que as estações profissionais sejam protegidas em caso de interferência provocada pelo 5G. Até o final do ano passado, a Anatel só contava com 6 mil estações cadastradas.

As instruções para o cadastramento e licenciamento das estações terrenas podem ser acessadas clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!