Oi e ISPs questionam pontos da adaptação de concessões em audiência com Anatel

Foto: Pixabay

Realizada pela Anatel nesta quarta-feira, 11, a primeira audiência pública sobre a adaptação das concessões de telefonia fixa (STFC) para contratos de autorização (como determina a Lei 13.879/2019) revelou algumas preocupações de concessionárias como a Oi e de provedores regionais (ISPs) com o processo.

Na ocasião, a agência anunciou a ampliação do prazo final para contribuições da consulta até 30 de abril e a realização de novos encontros em Fortaleza (no próximo dia 18), Manaus (25) e em São Paulo (data a definir). Na audiência realizada em Brasília, o próprio SindiTelebrasil pontuou a necessidade de mais tempo para a discussão, visto que a entidade ainda não teria "alcançado um posicionamento setorial" em face do "curto tempo" para análise.

A Oi, por sua vez, fez algumas manifestações a respeito das regras propostas. Entre elas, o já reiterado pedido que os contratos de concessão sejam ajustados em um momento anterior às adaptações para evitar que se "transfira o desequilíbrio" atual do serviço ao novo modelo, conforme o gerente de estratégia regulatória da empresa, Leandro Vilela.

Notícias relacionadas

Ainda que notando que o equilíbrio econômico-financeiro e a sustentabilidade das concessões são assuntos de outros processos que tramitam na Anatel, o superintendente de competição da agência, Abraão Balbino, reconheceu que uma definição é imperiosa antes do cálculo do valor das adaptações. "É condição necessária ter os processos de equilíbrio e sustentabilidade pelo menos transitado em julgado", afirmou. No caso, um dos processos (o de equilíbrio da concessão) já está no Conselho Diretor, enquanto o da sustentabilidade futura dos contratos se encontra na procuradoria da agência.

A Oi também apoiou a ideia de continuidade dos serviços de voz "apenas em locais onde não há outra alternativa de voz para o consumidor". "Então se houver voz de qualquer serviço, não há que se falar de obrigação na nova autorização de STFC", argumentou Vilela. A empresa ainda questionou o que chamou de falta de definição expressa sobre quem operará o STFC após o fim dos contratos de concessão, em janeiro de 2026.

Provedores regionais

No caso da Abrint, que representa os provedores regionais de Internet, uma das manifestações expressas questionou a realização da consulta pública pela Anatel sem a publicação, pelo Executivo, de decreto regulamentador da lei 13.879. "Espera-se que a política pública esteja perfeitamente alinhada e com harmonia institucional garantida através do decreto", afirmou o gerente de comunicação e relacionamento institucional da Abrint, Helton Posseti. Ele também cobrou o cumprimento do acórdão do TCU sobre a valoração dos bens reversíveis.

Sobre este tema, a agência afirmou que uma consultoria será contratada em licitação internacional para, entre outros aspectos, cumprir a determinação do TCU sobre o levantamento dos bens reversíveis. A mesma empresa deve avaliar a alocação de recursos das concessionárias e atuar na definição do saldo da adaptação. Abraão Balbino projetou que a consultoria deve ser contratada em junho, com entrega dos serviços após oito meses.

No caso da realização da consulta mesmo sem a regulamentação pelo Executivo, o gerente de regulamentação da Anatel, Felipe Roberto de Lima, afirmou que o decreto é essencial para apenas um tema dos sete pontos principais da análise de impacto regulatório que acompanha a consulta pública da adaptação: a definição de projetos prioritários que receberão os compromissos de investimentos das empresas que efetuarem a migração.

Neste sentido, a agência estaria refinando as informações sobre atendimento de backhaul nos municípios brasileiros, ainda que admita que o trabalho não é tão detalhado no que tange à rede dos provedores regionais. Um dos principais receios da categoria é que os investimentos compulsórios sejam realizados em áreas comprovadamente viáveis.

Outros pontos relacionados à adaptação dependeriam exclusivamente da Anatel, prosseguiu Lima. Entre eles, a própria definição das áreas onde o STFC deve seguir em operação, as obrigações desta continuidade e garantias (financeiras ou não) para os compromissos de investimentos, além do cálculo da migração em si. Assim que publicado o regulamento da adaptação, as concessionárias terão até seis meses para decidir pela adesão; esse prazo também foi questionado pela Oi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!