Cabo Malbec deve entrar em operação em agosto; Ellalink, em dezembro

Dois sistemas internacionais de comunicação que atenderão o mercado brasileiro devem ter a construção concluída no segundo semestre de 2020. Responsável pelo cabo submarino Malbec, que ligará Brasil e Argentina, a Globenet reportou que deve iniciar a operação comercial no mês de agosto. Já a rota Brasil-Europa da EllaLink deve ter a construção concluída até dezembro.

Os cronogramas foram compartilhados durante evento do segmento de atacado realizado nesta semana em São Paulo. A adição dos dois sistemas deve trazer ainda mais capacidade para o mercado brasileiro, que vive nova dinâmica após a chegada de uma série de novos cabos submarinos nos últimos anos.

No caso do Malbec, o CEO da Globenet, Eduardo Falzoni, reporta que a rota de 2,5 mil km co-construída com o Facebook está com as landing stations em finalização, e que a instalação do cabo ótico (fabricado em Sorocaba) deve começar em breve. "Os navios já estão carregados. Depois de testes, esperamos estar operacionais nas primeiras semanas de agosto", anunciou.

Notícias relacionadas

Segundo Falzoni, o roadmap em questão está dentro do considerado ideal pela empresa para o projeto – ou de 22 a 24 meses. O Malbec vai interligar os estados do Rio de Janeiro e São Paulo com a região de Buenos Aires, na Argentina, criando uma nova rota entre o país vizinho e outros mercados internacionais.

EllaLink

No caso do cabo Brasil-Europa da EllaLink, estão previstas conexões em Sines (Portugal) e na costa africana antes da chegada no Ceará, em São Paulo e no Rio de Janeiro; e ainda haverá conexão terrestre com Madrid (Espanha). Originalmente, o projeto teria participação da Telebras, que está deixando a iniciativa por falta de recursos.

Ainda assim, o CEO da empresa, Philippe Dumont, afirma que a rota de 6,2 mil km está completamente financiada. "Ela estará pronta para serviço em meados de dezembro", afirmou o executivo. Atualmente em construção, o cabo ótico (fabricado pela Alcatel Submarine Networks) estaria 60% concluído e teria o início da instalação de fato previsto para o verão do hemisfério norte (entre junho e setembro).

Segundo Dumont, um dos objetivos da rota será a redução da latência entre a América do Sul e países asiáticos através da Europa. "A economia que mais cresce na América do Sul é a da China. Daqui para frente, a forma mais eficiente e curta de se conectar com a Ásia será através do EllaLink. Ir de qualquer forma será um trajeto mais longo", afirmou.

Angola Cables

A declaração do executivo pode ser considerada uma alfinetada na Angola Cables, que tem apostado em uma Rota Sul-Sul que ligue o Brasil e Ásia pelo hemisfério sul, passando por Angola e pela África do Sul. Segundo executivos da companhia, a chegada ao mercado asiático será preponderante para o breakeven do empreendimento (que deve levar de sete a oito anos a partir do início das operações).

No momento, a Angola Cables tem realizado uma série de testes ao lado da Nokia e demais fornecedores. A este noticiário, a companhia reportou que o "atalho" pela África possibilitado pelo cabo SACS já garante uma redução de 100 milissegundos na conexão com o mercado asiático.

Porto Alegre

A empresa também vê uma importante demanda doméstica para suas rotas, que incluem um dos pares do cabo Monet, que conecta Santos, Fortaleza e a Flórida, nos EUA. Por conta disso, a empresa está inaugurando um novo ponto de presença (PoP) em Porto Alegre.

"Identificamos uma carência técnica, de capacidade e de rapidez de instalação na região Sul por falta de um IP de baixíssima latência", justificou o diretor da filial brasileira da Angola Cables, Victor Costa. Em São Paulo, a companhia já possui três POPs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!