Base na Antártica tem infraestrutura de telecom modernizada

[Atualizada às 20h30] O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Anatel, a Oi e a Marinha do Brasil inauguraram no domingo, 10, a nova base de telecomunicações na Antártica, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Trata-se na verdade de uma atualização da infraestrutura dos sistemas de telecom no local por meio de uma renovação do acordo entre a Marinha e a Oi de 2006 (prorrogado em 2018 por mais cinco anos), cuja atualização foi intermediada pelo MCTIC com a Anatel.

A modernização da estação terrena de satélite da Oi vai permitir 20 vezes maior capacidade de transmissão de dados, além de oferecer uma cobertura móvel 4G e conexão via Wi-Fi, além de sistema de recepção de sinal de TV. O MCTIC diz que isso servirá aos cientistas e pesquisadores para fins pessoais, mas também para a transmissão de imagens de pesquisas e informações, incluindo observações atmosféricas que podem reduzir as consequências de eventos meteorológicos severos no Brasil.

No dia seguinte, nesta segunda-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou os serviços na EACF ao realizar uma videoconferência a partir do Palácio do Planalto com a estação brasileira na Antártica. Participaram também da chamada ministros, incluindo Marcos Pontes, do MCTIC, o presidente da Oi, Eurico Teles, e o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.

Notícias relacionadas

Técnicos da Oi viajaram para a Antártica para instalar os equipamentos de última geração. Segundo o presidente da operadora, são necessários componentes resistentes à severa condição climática na região, com temperaturas que podem chegar aos -40ºC e ventos de 200 km/h.

"Instalamos na estação brasileira na Antártica equipamentos de última geração que permitirão uma conexão de qualidade com o Brasil. Investimos em materiais especiais, como nossas antenas, que possuem sistema anticongelante e são produzidas pelo mesmo fabricante de aviões, submarinos e veículos militares. Nossa equipe trabalhou intensamente no local para disponibilizar uma rede moderna e compatível com o que oferecemos no Brasil", explica Eurico Teles em comunicado.

O acordo entre a tele e a Marinha prevê o treinamento e qualificação anuais de militares componentes do Grupo-Base, que permanecem na EACF por mais de um ano, para a operacionalização do sistema e a manutenção dos equipamentos de telecomunicações. A revisão e a manutenção preventiva dos equipamentos instalados será feito pela própria Oi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!