Anatel aponta 89,4% de usuários pós-pagos com planos de dados e queda nos planos controle

Um dos destaques da pesquisa de satisfação de qualidade percebida divulgado pela Anatel nesta segunda, dia 11, é um dado indireto captado pelo questionário. Trata-se do percentual de usuários dos serviços móveis que efetivamente utilizam serviços de 4G e 3G. Segundo a pesquisa divulgada pela agência, em 2018 havia 89,4% de assinantes de serviços pós-pagos que utilizavam o serviço de dados, contra 85,2% no ano anterior. No pré-pago, o percentual de usuários de 3G e 4G é de 65%, com crescimento menor em termos percentuais do que no pós-pago. Os usuários do plano controle são computados como pós-pagos. Aliás, a Anatel constatou uma redução de 58% para 50% o percentual de usuários pós-pagos que utilizam planos controle entre 2017 e 2018.

O dado é relevante porque o questionário definido pela Anatel conduz o entrevistado a responder apenas sobre a prestação do serviço de dados prestado em redes 3G e 4G, descartando o serviço por WiFi. Com isso, o percentual medido pela agência é mais efetivo para se ter um dimensionamento da base de banda larga móvel do que o número geral de acessos, que contabiliza os aparelhos em cada tecnologia, mas não necessariamente se existe plano contratado.

Nos serviços móveis a Anatel ouviu 23,9 mil clientes de planos pré-pagos e 21,3 mil clientes de pós-pagos. A margem de erro da pesquisa é de 5% e as entrevistas foram realizadas entre julho e novembro de 2018. Os dados completos e as planilhas estão disponíveis pelo site www.anatel.gov.br/consumidor

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!