RIM passa a fabricar no Brasil e vai vender aparelho desbloqueado no varejo

A RIM anunciou nesta quinta-feira, 11, em São Paulo a fabricação do modelo Blackberry Curve 8520 no Brasil, com produção terceirizada para a Flextronics. Em dezembro do ano passado TELETIME News revelou que a companhia estudava a fabricação do produto no Brasil ou na Argentina.
O Blackberry Curve 8520 é o aparelho mais barato no portfólio da RIM e primeiro Blackberry voltado para o público não corporativo. É um quadri-band com teclas exclusivas para recursos multimídia. O Curve 8520 – conhecido como Gemini no exterior – há dois trimestres consecutivos é o campeão de vendas da RIM no Brasil.
Em evento que reuniu diversas autoridades e parceiros, o co-CEO da RIM, Jim Balsilie, disse que o Brasil é um líder reconhecido na América Latina e que o mercado de smartphones no País deve dobrar de tamanho em 2010. A fábrica da Flextronics dedicará duas linhas de produção ao Blackberry, somando ao todo 300 funcionários. A companhia não revela o volume esperado de produção.

Notícias relacionadas
Adriano Lino, gerente de inteligência de mercado para a América Latina, explica que o principal fator que fez a RIM fabricar no Brasil é de ordem logística e não tributária. Segundo ele, muitas vezes, as encomendas para as operadoras brasileiras poderiam demorar cerca de 3 meses, devido à capacidade de produção já ocupada por outras operadoras. A produção local vai atender o mercado interno e será um pólo de exportação para a América do Sul. Sobre redução de preço, Lino foi cauteloso. Ele disse a produção local diminui o custo para a RIM, mas o preço para o consumidor final é decisão da operadora.
Venda direta
Adriano Lino revelou que em breve a RIM vai iniciar a venda direta. Ele não soube dizer quais seriam os varejistas parceiros, mas disse que a RIM está negociando com todos os grandes, citando Casas Bahia, Ponto Frio e Fnac. "Estamos desenvolvendo a estrutura de canal direto para começar as vendas no curto prazo. Por incrível que pareça existe um público relevante que quer aparelho desbloqueado mesmo sem subsídio", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!