Crítico de publicidade acredita no fim da televisão aberta

O evento de comunicação digital, Proxxima 2008, começou nesta terça-feira, 11, com a apresentação do colunista da Advertising Age, Bob Garfield. Ele acredita que o fim da publicidade e dos meios tradicionais, na forma como a conhecemos, está próximo. ?Publicidade não é conteúdo. É algo que fica no caminho entre o espectador e o conteúdo?, afirma.
Os hábitos do consumidor estão mudando, e neste conexto até mesmo a TV broadcast pode desaparecer, segundo Garfield. Ele rebate a afirmação de que nenhum meio de comunicação desaparece devido ao surgimento de outro. ?Como dizem por aí, o rádio não desapareceu com o surgimento da televisão. Porém, ele sofreu muitas mudanças e deixou de ser o entretenimento do horário nobre nas casas das pessoas?, afirma.
Ele diz ainda que não só o rádio, mas também a indústria fonográfica foi fortemente atingida pela revolução digital. ?O iPod já revolucionou duas indústrias para pior?, acredita.

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Neste cenário, a televisão broadcast também estaria fadada ao fim. E Garfield acredita que este fim pode estar mais próximo do que se imagina ? cinco anos, em média. ?Não acho que este meio sobreviverá, porém, caso sobreviva, será em virtude dos eventos ao vivo, como esportes e shows?.
A solução para salvar o mercado publicidade? Trabalhar com marketing. ?Os marketeiros ficarão bem. São eles que vão criar o engajamento com os clientes?, diz. ?Já as agências só tem chances de sobrevivência como boutiques, não grandes corporações?, conclui.
Entre os expositores da feira do Proxxima, está presente o Cartoon Network, da Turner, que demonstra o novo site com recursos 2.0 do canal infantil. Com as novas ferramentas, os usuários poderão criar avatares divertidos para interagir entre si nas comunidades do site.

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