Nokia e CPQD terão plataforma Open RAN para 5G brasileiro

A Nokia anunciou nesta quinta-feira, 11, uma parceria com o CPQD para desenvolvimento de plataforma baseada no padrão Open RAN e adaptada a casos de uso 5G do mercado brasileiro.

A colaboração é focada em controladores inteligentes "quase em tempo real" para redes de acesso abertas (RAN Intelligent Controller, ou RIC). A tecnologia virtualizada deve habilitar novos casos de uso de computação nas bordas (edge computing) a partir do portfólio da Nokia para o segmento.

Segundo a fornecedora, o RIC desenvolvido em parceria com o CPQD deve ser utilizado em projetos de operadoras no Brasil. Entre os casos previstos estão Internet fixa 5G via acesso fixo sem fio (FWA), IoT para indústrias e cidades e redes críticas.

Notícias relacionadas

Programabilidade

O CPQD é o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da América Latina a atuar com o RIC, de acordo com a Nokia. Considerado um fator de otimização para o 5G, a tecnologia permite a programabilidade das redes de acesso abertas, fornecendo também uma estrutura para implementação de aplicações provenientes de várias fontes, incluindo camadas de inteligência artificial e machine learning.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!