Publicidade
Início Newsletter Por segurança, governo pode impor limites de market share a vendors no...

Por segurança, governo pode impor limites de market share a vendors no 5G

Foto: Pixabay

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) ainda deve publicar um decreto ou portaria específica sobre segurança em redes de telecomunicações, complementar à Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, editada na semana passada. A nova política é a que deve trazer uma resposta à pressão geopolítica do governo norte-americano sobre a presença de equipamentos chineses nas futuras redes de 5G.

A política tende a seguir o caminho britânico (que foi adotado de forma semelhante pela União Europeia), ou seja, uma limitação da presença dos equipamentos chineses em determinadas partes da rede, e com um limite de market share. Não está claro se estes limites de market share (fala-se em cerca de 30%) se aplicariam apenas aos chineses ou a qualquer vendor, mas o mais provável é que seja uma limitação geral. O modelo de limites de participação é juridicamente mais simples de ser aplicado do que o banimento de um determinado fornecedor ou nacionalidade.

Mas fontes do governo não escondem a razão para as medidas: mesmo não havendo evidências da necessidade de controle sobre os equipamentos e rede, há forte pressão dos EUA para uma política mais restritiva. A política de segurança sai durante o período de consulta do edital de 5G, a tempo de ser contemplada nas diretrizes finais do leilão.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile