PEC dos Fundos: relator pode apresentar novo relatório após ouvir especialistas

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Nas audiências públicassobre a PEC dos Fundos, que aconteceram nesta terça-feira, 11, na Comissão de Constituição,Justiça e Cidadania (CCJ), foi possível observar que a extinção dos Fundos

Notícias relacionadas
proposta pelo texto da PEC se mostra complexa e pode fazer com que o relator daproposta, senador Otto Alencar (PSD-BA), apresente um novo relatório para apreciaçãoda Comissão.

Alencar ouviuatentamente a todos os convidados das duas audiências. A este noticiário, disseque vai conversar com os líderes dos partidos e depois avaliará se apresenta umnovo relatório ou se mantém o já apresentado. "Quero conversar com todo mundo.Só depois vejo se faço ou não um novo texto", disse. Perguntado se a data da votaçãodo seu relatório está confirmada para o dia 19 de fevereiro, conforme anúnciofeito pela presidente da Comissão senadora Simone Tebet (MDB-MS), Alencar disseque não confirma a votação. "Tudo vai depender das conversas que forem feitas".O relatório de Otto Alencar está na pauta da reunião da comissão que aconteceránesta quarta-feira, 12. Qualquer senador pode fazer um pedido de vista nestareunião.

Na audiência que aconteceu pela parte da tarde, o senador da Bahia disse que sua leitura de desvincular as receitas vem pela sua experiência no poder executivo baiano. "Fui do Executivo e sei o que é ter problemas de gestão com receitas vinculadas. Você tem o dinheiro, mas no fundo não o tem", disse. Alencar também reforçou que seu relatório é fruto do seu juízo sobre a matéria e não é para atender demanda do governo.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a audiência que aconteceu pela parte da tarde, disse que a data de 19 de fevereiro para votação do relatório pode não ser concretizada, porque é possível ainda pedido de vista do relatório e apresentação de voto em separado sobre as divergências na matéria. "Eu acho que os fundos da Cultura, como o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), serão objetos de votos em separado. Isso coloca o prazo para votação para depois do carnaval", disse o senador do Rio Grande do Sul.

A CCJ realizouduas audiências públicas com representantes de vários setores para trazercontribuições sobre os fundos, suas finalidades, o que representa a extinção dedeterminado fundo para as políticas setoriais. Otto Alencar avaliou comopositivas as duas audiências públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!