Dúvida jurídica atrasa publicação do Decreto do novo modelo

O Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini, apresentou na manhã desta terça-feira, 11, no Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações, que aconteceu na Universidade de Brasília, a agenda que a pasta prepara para o setor de telecomunicações. O ponto que mais está dando trabalho para a análise técnica do Ministério é o Decreto que regulamentará pontos da Lei 13.879/2019 (Lei do Novo Modelo), antigo PLC 79. Até o momento, há dúvida jurídica sobre o alcance do Decreto.

O texto vai tratar de procedimentos e prazos da transição das atuais concessões para autorizações. Segundo Semeghini, o Decreto ainda não saiu porque existe questionamentos sobre se a renovação das frequências previstas na lei aprovada ano passado vale para as atuais autorizações de direito de uso do espectro.

Neste momento, informou o ex-deputado, o ministério está discutindo a interpretação da aplicabilidade da lei aprovada e na abrangência. "É uma discussão jurídica e não de mérito. Para nós, é claro que a lei permite ser aplicada para os contratos existentes", afirmou.

Notícias relacionadas

A proposta, segundo Semeghini, é construir uma posição única dentro do governo. "Estamos dentro do governo, tentando fazer uma análise para construir uma posição única. Essa posição não é de um ministério mas sim de governo, porque é um Decreto, e precisa ser construída com o apoio da SAJ (Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil). Isso é o que estamos fazendo nesse momento. Logo, nos próximos dias, estamos chegando em uma intenção do que pode ou não ter no Decreto", disse.

"Não adianta a gente só pensar no futuro para fazermos essa renovação. Queremos viabilizar esse processo tendo a Anatel no comando, analisando a qualidade dos serviços, se as empresas estão cumprindo com o que diz a lei, dentro do critério da lei, de quem pode ou não fazer a transição", disse o secretário.

Sobre uma possível chuva de ações judiciais sobre o tema, o secretário-executivo do MCTIC disse que não acredita nessa possibilidade, e que está otimista quanto a isso. "Não acho que terá judicialização sobre esse assunto", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!