Reclamações sobre SVAs diminuem 65% em dois anos

[Publicado originalmente no Mobile Time] O volume de reclamações na Anatel sobre serviços de valor adicionado (SVAs), ou simplesmente "serviços adicionais", como trata a agência, diminuiu de 7,5 mil para menos de 2,5 mil por mês entre dezembro de 2016 e dezembro de 2018. Trata-se de uma redução da ordem de 65% em dois anos, conforme demonstrado no gráfico abaixo, divulgado pela Anatel.

Em 2016, a agência reguladora havia notado um aumento nas queixas de clientes de planos pré-pagos quanto à cobrança indevida de SVAs que alegavam não ter contratado. Muitos desses SVAs eram prestados por terceiros, mas cobrados pelas operadoras. Diante disso, a Anatel passou a monitorar o tema e exigiu que as quatro maiores teles (Claro, Oi, TIM e Vivo) criassem planos de ação para combater o problema. Caso não tomassem uma atitude, a agência cogitava até a possibilidade de proibir a cobrança de SVAs pelo billing das teles.

Notícias relacionadas

Ao longo dos últimos dois anos, as teles tomaram uma série de iniciativas que contribuíram para a redução das reclamações: internalizaram o controle do ciclo de vida do assinante de SVA, desde a contratação até o cancelamento; contrataram auditorias externas para monitorar o cumprimento das regras de negócios; enxugaram o portfólio de SVAs, priorizado aqueles de maior qualidade; e passaram a multar parceiros que descumprissem as normas definidas em um código de conduta do MEF, associação que representa players do mercado de conteúdo móvel.

A Anatel estima que 130 mil reclamações deixaram de ser feitas sobre SVAs em dois anos graças às medidas tomadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!