Tráfego de dados móveis crescerá 108% ao ano até 2014, diz Cisco

Entre 2009 e 2014, o tráfego de dados em redes móveis no mundo inteiro irá aumentar em média 108% ao ano, informa pesquisa realizada pela Cisco. Nesse intervalo de tempo, o volume mensal trafegado em redes de operadoras celulares aumentará de 0,09 exabytes para 3,6 exabytes, ou 3,6 milhões de terabytes. Desse total, 30% será proveniente da Europa Ocidental e 26%, da Ásia e do Pacífico. A América Latina responderá por apenas 5%. A pesquisa leva em conta o tráfego gerado por celulares comuns, smartphones, netbooks, laptops e quaisquer outros aparelhos que usem redes móveis.
Em 2014, a maior parte do tráfego de dados móveis será decorrente de aplicações de vídeo, que responderão por 66% do total. Em segundo lugar, com 17%, virão aplicações de navegação na web. Transferência de dados entre usuários (P2P) representará 8% do total; mobile gaming, 5%; e mobile VoIP, 4%.
Cerca de 70% do tráfego de dados móveis em 2014 será realizado por usuários com laptops e outros aparelhos portáteis, segundo as projeções da empresa. Os smartphones responderão por 21% do volume total; os homegateways por 5%; e os celulares comuns, 4%. Segundo a Cisco, um usuário com smartphone consome, em média, dez vezes mais dados que aquele com um celular comum. Em um laptop o tráfego é 1300 vezes maior que em um celular comum. Ainda segundo a pesquisa, em 2014 o país com a maior penetração de smartphones sobre a base total de celulares será a Itália, com 67%. No Canadá e nos EUA, os smartphones representarão, respectivamente, 50% e 55% do total de handsets.

Notícias relacionadas
Femtocells
A Cisco mediu também onde os usuários de cada país usam mais a internet móvel: em casa, no trabalho ou em deslocamento. No Brasil, por exemplo, em média 38,6% do tempo de uso de internet móvel acontece em deslocamento; 36,7% em casa; e 24,7%, no trabalho. O país com maior percentual de tempo de uso em casa é a África do Sul (48,6%), seguida pela Índia (45,9%). O país em que a internet móvel é mais usada em deslocamento é a França (45,2%). O uso no trabalho é maior na China (32,7%).
Em razão dos altos índices de uso em casa, a Cisco identificou um grande potencial para as operadoras desviarem tráfego para as redes de internet fixa, através de femtocells ou de aparelhos dual-mode, que acessem roteadores WiFi. A pesquisa avalia que no Brasil, por exemplo, 18% do tráfego consumido por smartphones hoje poderia ser transferido para redes fixas se fossem implementadas femtocells ou usados aparelhos dual-mode.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!