Anatel recomenda aprovação da fusão entre as teles sem restrições

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 11, a instrução do ato de concentração sobre a compra da Brasil Telecom pela Oi, realizada em dezembro de 2008. Segundo o conselheiro-relator, João Rezende, o documento a ser encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomenda a aprovação sem restrições da operação por não haver nenhum dano potencial à competição. "Na análise não percebemos em nenhum dos casos a necessidade de imposição de restrição", afirmou. O estudo de impacto concorrencial avaliou os mercados de STFC local, LDN, LDI, banda larga, telefonia móvel, SCM, serviços coorporativos, TV por assinatura e serviços via satélite.
A análise completa não foi divulgada pela Anatel mas, segundo Rezende, a mais alta concentração de mercado foi encontrada na oferta de serviços de Longa Distância Internacional (LDI), onde a BrOi ficará com 35% do mercado. Apesar da posse de um terço do market share nesta modalidade da telefonia, a agência aposta na alta presença de concorrentes para equilibrar o mercado. Um sinal dessa concorrência acirrada é que atualmente existem 56 Códigos de Seleção de Prestadora (CSPs) distribuídos pela Anatel – dois estão com a BrOi.
Mesmo no ramo em que o próprio Cade tomou medidas preventivas contra uma eventual concentração nociva de mercado, a Anatel não encontrou evidências de dano concorrencial. O segmento alvo de um acordo entre Oi e Cade é o de transmissão de dados (incluindo banda larga), onde a empresa também terá mais de um terço do mercado após a consolidação plena da operação. Para a Anatel, pesou o grande número de provedores de Internet existentes no mercado, que, mais uma vez, estabilizariam a concorrência. Vale lembrar que, neste setor, a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda também apresentará uma instrução ao Cade.

Notícias relacionadas
Aumento da concorrência
Como já havia sido sinalizado na época da análise da anuência prévia à operação, a Anatel verificou a existência de mercados onde a operação não só não tem impactos negativos como pode fomentar a concorrência. Para a agência reguladora, a consolidação de um player forte terá efeitos positivos nos segmentos de serviços coorporativos – onde a grande concorrente é a Embratel – e na telefonia móvel. No caso do serviço celular, a criação da nova Oi após a fusão confirmou um quarto competidor, já que Oi e Brasil Telecom ocupavam a quarta e a quinta posição no ranking das móveis, respectivamente, antes da fusão.
Para Rezende, a consolidação de um grande player tem efeito estratégico sobre os demais agentes de mercado, que devem reforçar seus planos de negócio para enfrentar o novo concorrente. "Naturalmente os outros agentes vão também se preparar e, por isso também, a operação não tem um efeito negativo à concorrência", analisou.
Condicionamentos
A conclusão da análise do ato de concentração não encerra as análises da Anatel sobre a fusão Oi/BrT. A agência ainda tem avaliar cada um dos condicionamentos impostos à Oi para a emissão da anuência prévia. Rezende contou que, até o momento, as informações técnicas são de que a Oi tem cumprido todas as imposições da Anatel. Diversos condicionamentos tiveram seu prazo de execução expirado em 23 de dezembro de 2009, como a conexão de Boa Vista (RR) com rede de dados e a apresentação de um acordo de solução de passivos administrativos em trâmite na Anatel.
Para cada um dos condicionamentos a Anatel abriu um processo administrativo para facilitar o acompanhamento das ações. Por enquanto os processos estão em fase de finalização nas áreas técnicas e a perspectiva é que a agência delibere sobre este lote de condicionantes ainda neste semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!