UE dá prazo para operadoras baixarem tarifas na Europa

A União Européia (UE) está empenhada em reduzir substancialmente as tarifas de roaming entre seus países-mebro para SMS e conexões à internet móvel. ?As tarifas de SMS e dados móveis na UE para usuários que precisam viajar a negócios ou a turismo não devem ser tão mais caras do que o custo nos países em que residem?, afirmou a comissária da Sociedade da Informação e Meios de Comunicação, Viviane Reding. Segundo ela, as tarifas devem ser estabelecidas como se todos os países da UE fossem apenas um, contabilizando a mais apenas o custo efetivo de operação das teles no roaming internacional na região.
A comissária revelou ter se reunido na manhã desta segunda-feira, 11, em Barcelona, com representantes das operadoras europérias através da GSM Association e estabeleceu o dia 1º de julho deste ano como prazo final para que as teles apresentem claramente um plano para redução das tarifas de roaming de dados. Depois de apresentar o planejamento para queda de preços das tarifas, a Comissão deverá estabelecer ainda um cronograma com tempo suficiente para as teles se adaptarem.

Abordagens diferentes

Notícias relacionadas

Na visão da comissária, o mercado de SMS já está maduro o suficiente para que as tarifas de roaming entre os países contemplem apenas o acréscimo dos custos efetivos de operação das teles. Por outro lado, a conexão de dados móveis ainda é um mercado em desenvolvimento e que só não é maior em volume por conta das tarifas de roaming. ?Achamos que os órgão reguladores ainda não devem intervir muito, mas há três melhorias que as operadorem devem implementar até 1º de julho: colocar em sites da internet de forma clara as tarifas de roaming de dados para que os usuários não tomem mais sustos quando a fatura chegar; estabelecer pelo menos um pacote de roaming de dados com tarifa única para todos os países da UE; e, o mais importante, a redução de tarifas é imperativa.

Voto de confiança

O prazo dado para as teles foi definido por Viviane como um voto de confiança. ?Já indicamos o caminho, agora é com a indústria dar os passos necessários para quebrar essa barreira que impede que o roaming de dados cresça. Estamos confiantes, mas se o movimento não ocorrer espontaneamente, a Comissão poderá impor uma regulamentação para que isso aconteça".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!