Anatel estabelece novo teto para roaming

A Anatel divulgou nesta segunda-feira, 11, o valor máximo para a tarifa de roaming do SMP. A partir do dia 13 de fevereiro, as operadoras móveis poderão cobrar, no máximo, R$ 1,50 (sem impostos) nas ?segundas chamadas? ? ou Valor de Comunicação do Visitante em Roaming (VC-VST-R), na nomenclatura técnica. A tarifa vale para todos os planos de assinatura oferecidos pelas operadoras.
A mudança no valor foi feita por conta de uma alteração na regra de completamento das chamadas em roaming com a vigência plena do novo Regulamento do SMP, que acontece nesta quarta-feira, 14. Os novos parâmetros estabelecidos pela Anatel tornaram as móveis responsáveis pelas ?segundas chamadas?, função antes exercida pelas fixas quando o assinante recebia ligações fora da área de registro do celular.
Com isso, não haverá mais o pagamento de tarifas de interconexão entre as redes fixas e móveis para o completamento das chamadas, já que a totalidade da ligação ficará a cargo da operadora do SMP. Assim, a expectativa é que as operadoras acabem não cobrando este adicional ou praticando valores bem baixos do R$ 1,50 estabelecido pela Anatel. Segundo a assessoria da reguladora, as empresas já declaram que, em alguns Estados, irão cobrar menos do que o limite definido no ato de hoje, publicado no Diário Oficial da União.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!