TIM planeja 4G em mil cidades brasileiras até o final do ano

Em 2015, a TIM chegou a 411 cidades brasileiras com cobertura 4G, correspondente a 100 milhões de habitantes, ou 59% da população urbana no País. Conforme informou nesta segunda, 11, a operadora chegou a 366 novas cidades com o LTE durante o ano, sendo 149 municípios somente em São Paulo, ultrapassando os objetivos divulgados em outubro. Agora, a meta é mais ambiciosa: mais do que dobrar essa quantidade total. A promessa da operadora é de chegar a mais de mil cidades com o LTE até o final de 2016, além de manter investimentos "para pavimentar o caminho do 5G no Brasil", segundo informou em comunicado o CTO da TIM, Leonardo Capdeville.

Para tanto, a empresa espera aproveitar o uso da faixa de 1,8 GHz com refarming: atualmente, esse espectro é utilizado pelo 2G (GSM), mas a companhia planeja fazer migração de base e uso de gerenciamento inteligente com blocos ociosos. Outra estratégia, embora ainda não citada pela companhia em seu comunicado, deverá ser o compartilhamento de infraestrutura e de espectro (RAN sharing) com a Vivo e a Oi, projeto já aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Anatel.

A estratégia de migração de base, por sua vez, é amparada pelo próprio movimento natural do mercado: de acordo com últimos números da Anatel, referentes a outubro, a base total do 4G cresce a um ritmo de mais de 3 milhões de acessos por mês somente no último semestre. Sozinha, a TIM contava com 5,689 milhões de acessos na tecnologia.

Notícias relacionadas

Também é provável um empurrão para o 4G no varejo. De acordo com entrevista ao jornal O Globo no domingo, 10, o presidente da TIM, Rodrigo Abreu, afirmou que a empresa iria parar de vender celulares e smartphones que não são LTE. Assim, ele estipulou que, em dois anos, a cobertura do 4G será a mesma do 3G – a TIM encerrou 2015 com 503 novas cidades (contra 336 em 2014) com a tecnologia de terceira geração, totalizando 1.839 municípios e 82% da população urbana coberta.

A tele planeja investir em redes 3G e 4G pelo menos R$ 12,6 bilhões (correspondente a 90% do total de investimentos) no triênio 2015-2017. Além disso, o CTO Leonardo Capdeville destaca que mais de 65% das estações radiobase 4G já são conectadas por fibra (FTTS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!