GSA: 97 novas redes LTE foram lançadas em 2012 no mundo

Para a associação global de mobilidade GSA, a tecnologia LTE já pode ser considerada “mainstream”. A entidade confirmou nesta sexta-feira, 11, que há atualmente 145 operadoras com serviços 4G lançados comercialmente em 66 países. Somente em 2012 foram 97 novas redes comercialmente lançadas e 37 novos países – incluindo o Brasil. O número de assinantes cresceu quase dez vezes no período de 12 meses terminado em setembro último, totalizando 44 milhões de usuários.

Notícias relacionadas
A GSA diz que 104 operadoras confirmaram durante o ano passado os investimentos na instalação de redes LTE, aumentando o total de teles "comprometidas" com o 4G para 330 em 104 países. Até o final de 2013, prevê a associação, serão 234 redes LTE operando comercialmente em 83 países. Já foram lançados 560 dispositivos capazes de usar a rede de quarta geração.

A frequência de 1.800 MHz (banda 3 do 3GPP) é a mais utilizada em "virtualmente todas as regiões do mundo", segundo a GSA. São 58 operadoras, ou 40% do total de teles com LTE, utilizando a faixa, tanto com o sistema de banda única quanto em conjunto com outras frequências em 39 países. Pelo menos 22 redes LTE em 1800 MHz estão sendo instaladas nas regiões Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio, África e América Latina.

Ainda de acordo com o levantamento da GSA, 130 produtos LTE (quase 25%) suportam 1.800 MHz. Dessa forma, além de considerar a banda principal para a tecnologia 4G no mundo, a GSA coloca a frequência como elemento-chave para permitir o roaming internacional em um futuro próximo. A segunda banda mais popular no mundo é a de 2,6 GHz (banda 7 do 3GPP) – a mesma escolhida para o início das operações LTE no Brasil.

O modo TDD, que otimiza o uso de espectro desemparelhado, tem ganhado terreno, com um total de 13 operadoras lançando serviços comerciais LTE TDD. Algumas operadoras têm lançado redes 4G tanto no modo FDD quanto TDD, diz a GSA.  A maioria das redes utiliza o modo FDD, operando em espectro emparelhado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!