Ford e GM demonstram carros elétricos com interface via smartphone

A indústria automobilística está presente na CES, feira que acontece em Las Vegas esta semana, e suas principais atrações são os carros elétricos, batizados em inglês pela sigla EV (electric vehicle). Tanto Ford quanto GM demonstraram seus mais recentes modelos nessa área e, em ambos os casos, o smartphone tem um papel importante, servindo como interface entre o carro e seu dono.

Notícias relacionadas
No caso da Ford, são cinco modelos de carros: um 100% elétrico (Ford Focus Electric); dois híbridos com entrada para recarga (Ford C-Max Energi Plug-In Hybrid e Ford Fusion Energi Plug-In Hybrid); e dois híbridos com recarga feita pelo próprio veículo automaticamente (Ford C-Max Hybrid e Ford Fusion Hybrid). Para os três primeiros, em que o motorista pode recarregar a bateria em estações externas ou, no futuro, até mesmo dentro de casa, a Ford disponibiliza um aplicativo para Android e iOS chamado Ford Mobile. Através de um modem da operadora AT&T embutido no veículo, são enviadas informações para o smartphone do dono. Assim, antes de sair, ele pode checar no app o nível da bateria, verificar a localização de estações de recarga mais próximas do carro e também calcular se a bateria existente é suficiente para chegar ao destino planejado. Os carros da Ford conseguem rodar até 100 milhas (aproximadamente 160 km) com uma bateria totalmente carregada. Uma recarga completa leva cerca de três horas.

A GM, por sua vez, apresentou na CES o Spark e o Volt, seus dois carros elétricos. Em ambos há o sistema OnStar, que se integra a um aplicativo móvel, recebe informações sobre o carro e pode realizar comandos remotos, como ligar previamente o aquecedor em dias frios. O app também compara preços de tarifas elétricas para sugerir o melhor horário ou estação para a recarga do veículo.

Veja a foto da estação de recarga elétrica da Ford na página de MOBILE TIME no Facebook, junto com outros produtos da CES 2013 destacados pela nossa equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!