A QMC Telecom concluiu um projeto de densificação de rede móvel realizado em Búzios (RJ). A empresa implantou, em cerca de sete meses, um modelo multilayer de cobertura, que combina torres macro camufladas e soluções a nível de rua (SLS).
A iniciativa visa "garantir cobertura robusta e conectividade de alta qualidade com economia de recursos", segundo a companhia. A densificação da rede é fundamental para atender à crescente demanda por dados, especialmente com a expansão do 5G pelas operadoras móveis.
A abordagem foi idealizada para respeitar a paisagem natural e urbana da cidade, preservando sua estética e garantindo sustentabilidade ambiental. Essa é uma adaptação dos métodos convencionais, muitas vezes focados em grandes torres ou soluções homogêneas, para modelos mais modernos, como redes multilayer que combinam sites macro, soluções de baixa altura e redes indoor.
A combinação de diferentes tipos de antenas garantiu uma cobertura eficiente e esteticamente agradável, afirma a provedora de infraestrutura. O projeto em Búzios encerra um ano importante para QMC, que chegou ao seu recorde de projetos de densificação executados.