Anatel e UFRJ firmam acordo para estudo de IA na gestão do espectro

Sede da Anatel em Brasília. Foto: Danilo Paulo/Teletime

A Anatel e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acertaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) para o desenvolvimento de estudos voltados à aplicação de Inteligência Artificial (IA) na gestão do espectro radioelétrico no Brasil.

O documento prevê iniciativas para otimizar, com a ajuda de IA, o planejamento, a alocação dinâmica e o monitoramento desse recurso essencial para o suporte de tecnologias emergentes, como 5G, 6G e Internet das Coisas (IoT).

De acordo com o TED, o objetivo central é desenvolver soluções que utilizem a nteligência artificial para tornar o uso do espectro mais eficiente e sustentável, garantindo o suporte necessário para a evolução das telecomunicações no Brasil.

Notícias relacionadas

"Através da adoção de métodos avançados de IA, são propostas ferramentas que permitam a previsão da demanda futura de espectro, a alocação dinâmica e adaptativa, e o monitoramento contínuo, otimizando o uso das frequências disponíveis", diz o documento do termo.

O acordo inclui ainda a criação de protótipos, estudos técnicos, capacitação de profissionais e elaboração de diretrizes para reguladores e operadoras.

Metas e cronograma

Entre as metas do projeto, a Anatel destacou:

  1. Identificar e documentar tecnologias de IA aplicáveis, como aprendizado de máquina e redes neurais.
  2. Propor ferramentas baseadas em IA para melhorar a previsibilidade, o controle e a eficiência no uso do espectro.
  3. Desenvolver protótipos e realizar testes práticos para validar as soluções.

O cronograma prevê que as atividades terão duração de 30 meses, contados a partir da assinatura do termo, com a possibilidade de prorrogação. O projeto será executado por sete pesquisadores e sete estudantes de graduação da instituição de ensino. 

De acordo com a Anatel, esses sete pesquisadores são membros do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, "possuindo diversas publicações nas áreas de Inteligência Artificial, Telecomunicações e áreas correlatas".

O projeto conta com um investimento de R$ 999.800,34, destinado a custear as pesquisas, treinamentos, relatórios técnicos e provas de conceito. A expectativa é que as soluções propostas ajudem a reduzir custos operacionais e aumentem a eficiência do uso do espectro – além de promover a capacitação de profissionais do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!