Publicidade
Início Newsletter Avança na Câmara PL que libera Fust para garantir acesso gratuito à...

Avança na Câmara PL que libera Fust para garantir acesso gratuito à Internet em órgãos públicos

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 8, o Projeto de Lei 4229/20, que torna obrigatória, nas repartições públicas, a oferta de internet gratuita aos cidadãos em atendimento. O projeto aprovado garante recursos do Fust para a iniciativa.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), onde agora aguarda relator; de Finanças e Tributação (CFT); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

A medida valerá para todas as esferas de governo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e ainda para empresas públicas prestadoras de serviços públicos. De autoria do deputado Aroldo Martins (Republicanos-PR), o texto teve parecer favorável do relator, deputado Ted Conti (PSB-ES).

Notícias relacionadas

“A oferta de pontos de acesso à internet permite ao cidadão realizar tarefas remotas e manter contatos pessoais enquanto aguarda a solução de sua demanda pelo agente público. Isso resulta em ganhos de produtividade e qualidade de vida para as pessoas atendidas”, observou Ted Conti.

Ele acrescentou que a inexistência do serviço sujeita o cidadão a utilizar, em caso de necessidade, os recursos da operadora de telefonia, consumindo créditos de serviço pré-pago ou franquia de dados no caso do assinante de serviço pós-pago.

Uso do Fust

No seu relatório, Ted Conti modificou o texto, acrescentando uma emenda na parte que prevê que o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) seja utilizado para implantar o acesso gratuito à internet nas repartições.

A nova redação do texto estabelece que os recursos serão direcionados a programas governamentais voltados a ampliar o acesso da sociedade a serviços de telecomunicações nos municípios mais pobres.

O relator também suprimiu, do texto original, o item que prevê a regulamentação e a operacionalização, pelo Poder Executivo, da forma e do valor dos repasses dos recursos necessários à medida prevista no projeto.

“A redação atual da Lei do Fust já traz a atuação de um conselho gestor na definição de projetos e atividades financiadas com recursos do fundo”, esclareceu Conti.

Senhas

A proposta admite ainda a atribuição de senhas a usuários externos e, em razão de limites técnicos do serviço, a limitação do número de habilitados a usar a rede de internet.

O texto determina também que sejam respeitadas as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

(Com informações da Agência Câmara)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile