Modelos de análise de crédito precisaram ser ajustados na pandemia, relata SAS

Luiz Malere, da SAS, durante o 5×5 TecSummit

A recessão econômica agravada pela pandemia modificou o comportamento do consumidor brasileiro e obrigou instituições financeiras a recalibrarem seus algoritmos de análise para concessão de crédito, relatou Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação da SAS Brasil, durante o 5×5 TecSummit, nesta quinta-feira, 10.

Houve uma mudança no perfil do consumidor médio, com muita gente se tornando um microempreendedor. "Notamos essa tendência. Então tivemos que testar novas hipóteses e recalibrar os modelos de concessão de crédito", disse Malere. 

O executivo usou como exemplo uma situação bastante comum: a de pessoas que tiveram muitos anos de estabilidade, com um salário fixo, e que de repente não têm mais uma entrada regular mensal de dinheiro em sua conta. "O que posso levar em consideração para conceder crédito a essa pessoa? Posso avaliar se ela é uma investidora disciplinada? Se tem reservas? Seu grau de instrução? Os cientistas de dados começaram a testar novas hipóteses, o que envolveu a escolha de novas variáveis", contou. O Pix e o open banking vão ajudar nesse processo, pois fornecerão mais informações a serem analisadas durante a análise de crédito, lembrou Malere.

Notícias relacionadas

Ele comentou também que a pandemia fez aumentar as tentativas de fraude em serviços financeiros e destacou a importância de incorporar um sistema antifraude no processo de cadastro de novos clientes.

5×5 TecSummit

5×5 TecSummit é um evento online organizado nesta semana em uma parceria de cinco sites de jornalismo especializado em TI e telecom: Convergência Digital, Mobile Time, Tele.síntese, Teletime e TI Inside. O seminário discute tendências em tecnologia em cinco verticais: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. Nesta sexta-feira, 11, o 5×5 TecSummit debaterá inovações no setor de entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!