VOD é apenas uma atividade de locação de obras audiovisuais, diz Abranet

A Abranet – Associação Brasileira de Internet, em sua contribuição à consulta pública realizada pela Ancine sobre VOD, aponta discordância com algumas premissas adotadas pela Ancine em Análise de Impacto Regulatório.

A entidade discorda da própria definição do serviço, apontando que, "além de engessar de forma casuística o VOD, procura criar responsabilidades e deveres que inexistem, uma vez que as relações em tela são protegidas por lei sobre direitos autorais, permanecendo todas as demais atividades livres e opção do mercado em função das condições econômico financeiras que regem a iniciativa privada".

Para a Abranet o VOD é uma atividade de locação de obras audiovisuais que em nada se relaciona com a prestação de serviços de telecomunicações ou de serviços de comunicação social.

Notícias relacionadas

A entidade acredita que as relações no mercado audiovisual são complexas e diversificadas, e realizadas no contexto internacional que esse segmento possui. "Portanto, não há como um país criar regramentos que certamente não terão efeito no contexto internacional", diz. Para a Abranet, qualquer modelagem será casuística e acabará por restringir o desenvolvimento do mercado de audiovisual. 

A associação também aponta que legislação trata do incentivo aos conteúdos nacionais e não deve ser utilizada para criar instrumento que venha a restringir a disseminação de outros conteúdos. "Nesse viés cabe lembrar que não é possível obrigar, por lei, a qualquer cidadão, a dar preferencia a um determinado conteúdo".

"A estruturação utilizada para aplicar a Condecine não representa uma organização do mercado de audiovisual, mas um instrumento político de arrecadação de recursos, que pode e deve ser revisado e alterado para alinhar o Brasil aos países que estimulam a cultura em toda as suas versões", diz.

Por fim, a Abranet registra que não concorda com a cadeia de valor apresentada no documento, "em especial, porque cria responsabilidades para aquele que disponibiliza um conjunto de obras audiovisuais a semelhança de atividades definidas na cadeia de valor da TV por assinatura".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!