Prioridade da Nextel é expandir rede para mais 200 cidades

Enquanto a NII Holding acerta o processo de recuperação judicial na Justiça norte-americana, a operação da Nextel Brasil segue com perspectiva de crescimento. Para o ano que vem estão prevista a entrada com 3G em mais 200 cidades e a participação no leilão da faixa de 1,8 GHz que pertencia à Unicel na cidade de São Paulo, que deve acontecer junto com outras sobras.

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A informação é do vice-presidente jurídico e regulatório da companhia, o peruano Alfonso de Orbegoso, que está há quatro meses no cargo. "A prioridade é a expansão da nossa rede, o nosso foco neste momento, com o espectro de 3G e também com a faixa de 1,8 GHz", afirma ele.

Vale lembrar que a Nextel tentou comprar a Unicel e assim ficar com a faixa de 1.8 GHz na cidade de São Paulo, mas a compra foi vetada pela Anatel. "Temos mostrado à Anatel que nos interessa a faixa de 1,8 GHz em São Paulo. A empresa quer repetir na capital paulista o sucesso que obteve com o serviço 4G no Rio de Janeiro. Em quatro meses de operação, foram conquistados 140 mil usuários".

O plano de investimento da operadora para o ano que vem prevê um investimento de US$ 1,1 bilhão, incluindo a participação no leilão de sobras, o dobro do investido em 2014.

Orbergoso comentou a possibilidade de a Anatel acabar com a licença de trunking, obrigando a Nextel a migrar para o SMP. Ele afirma que isso é o "desenvolvimento natural do processo regulatório" e para a Nextel significaria um grande investimento para adequar o serviço às regras do SMP.

Sobre a possibilidade de prestar o 4G na faixa hoje utilizada pelo trunking (800 MHz), ele ressalta que essa seria uma opção para o futuro já que hoje o 4G não está pronto para essa faixa. "Esse é um benefício para o futuro e, por outro lado, os assinantes não tem interesse em migrar o seu serviço iDEN. São usuários muito leais", afirma ele.

A operação da Nextel em 3G/4G tem 1,5 milhão de assinantes, enquanto o iDEN soma 2,7 milhões. "O crescimento da Nextel é crescimento rápido com ARPU (receita média por assinante) que se mantém e churn que diminui", garante ele.

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