LTE alcança 157,7 milhões de conexões no mundo em setembro

Em setembro deste ano o padrão de quarta geração (4G) LTE alcançou 157,7 milhões de conexões no mundo, de acordo com levantamento da Informa Telecoms & Media divulgado pela 4G Americas nesta terça, 10. Metade desse total é dos Estados Unidos e Canadá: juntos, os dois países contam com 78,9 milhões de acessos 4G. Outro mercado expressivo é o da Ásia/Pacífico, que tem participação de 41,6% e soma 65,6 milhões de conexões. A América Latina ainda está na penúltima colocação, com 0,52% de market share, à frente apenas da África, com 0,48%. As demais regiões são a Europa Ocidental (5,44%), Oriente Médio (1,03%) e Europa Oriental (0,94%).

Segundo a entidade, 31 redes LTE foram lançadas comercialmente até agora em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil. A Informa contabiliza 818 mil conexões 4G em setembro, sendo que somente o mercado brasileiro contava com 552,6 mil acessos LTE na época, ou 67,5% do total na região. Segundo dados mais recentes da Anatel, em outubro o País já tinha 730,5 mil acessos de quarta geração, embora as operadoras informem a ativação de aparelhos compatíveis com a tecnologia, mas não necessariamente planos 4G. A previsão da Informa é de quase 1 milhão de acessos LTE na América Latina ao final do ano.

A banda larga móvel, considerando as tecnologias LTE e HSPA, registrou crescimento de 24% na América Latina no ano, chegando a 168 milhões de acessos em um universo total de 700 milhões de conexões. De acordo com comunicado da 4G Americas, a tendência na região é que as assinaturas GSM sejam trocadas pela banda larga móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.