A TIM anunciou nesta quinta-feira, 10, ter promovido a ampliação da cobertura 5G para todos os bairros do Recife. Desta forma, a capital pernambucana passa a ser a primeira da região Nordeste e a quarta do País – após São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba – a contar com esse percentual de cobertura total.
Conforme explicou a operadora, foram instaladas 110 antenas na cidade, cobrindo os 94 bairros. Quando a faixa de 3,5 GHz foi liberada na capital, em setembro, a empresa contava com cobertura inicial em 19 bairros.
Até o final deste ano, a expectativa da TIM é que chegue a 165 antenas 5G com a tecnologia no Recife, o que seria oito vezes acima do que o número mínimo obrigatório estabelecido pela Anatel no prazo do edital da frequência – que seria encerrado no próximo dia 27 de novembro, mas já foi cumprido por todas as operadoras.
É importante ressaltar que a marca não significa que áreas de sombra tenham sido completamente eliminadas, mas que a operadora conseguiu cobrir todos os bairros com pelo menos uma antena em 3,5 GHz. Considerando os prazos, é uma marca significativa para a empresa.
Segundo a TIM, o CEO, Alberto Griselli, visitou a capital pernambucana para comemorar o marco. "O Recife é muito relevante para a TIM, tanto no contexto regional, quanto nacional. Temos aqui a sede da companhia no Nordeste, parte relevante da nossa base de clientes e parceiros muito importantes para a nossa operação. Diante disso, nos dedicamos para que o sinal do 5G puro estivesse disponível o mais rápido possível para todas as regiões da cidade", disse.
De acordo com o executivo, 10% do tráfego de dados nas áreas cobertas com 5G já são na nova tecnologia. Naturalmente, ainda há menos usuários do que na tecnologia dominante, 4G, mas Griselli destacou "picos superiores a 1 Gbps".
Ao todo, a TIM já contabiliza 3 mil antenas 5G nas 27 capitais. Segundo a operadora, isso corresponde à metade das estações licenciadas pela Anatel – que totalizariam assim 6 mil antenas.