Crise dos semicondutores deve gerar priorização de smartphones 5G, afirma Claro

Para a Claro, a escassez de semicondutores que afeta a indústria global pode ter como reflexo uma priorização dos componentes para fabricação de smartphones 5G – deixando aparelhos 4G em segundo plano e possibilitando uma adoção mais rápida da nova tecnologia.

A avaliação foi realizada pelo CEO da unidade de consumo da Claro, Paulo Cesar Teixeira, durante debate na Futurecom nesta quarta-feira, 10. "As informações que chegam é que haverá um desincentivo muito forte para o 4G e um incentivo muito forte para o 5G", indicou o executivo.

Segundo Teixeira, a alocação em aparelhos de quinta geração da quantidade agora reduzida de semicondutores deve levar a uma "transição muito rápida do hardware" entre os consumidores, que precisam de celulares compatíveis ao 5G para acessar o novo padrão.

Notícias relacionadas

"Pela primeira vez se fala em desaceleração da tecnologia móvel pela despriorização da geração passada. O 4G levou de quatro a cinco anos para ter relevância, e com o 5G vai ser muito mais rápido. A dificuldade de custos já está diminuindo e se houver essa priorização [de semicondutores para handsets 5G], a transformação vai ocorrer mais rápido".

Ainda de acordo com Teixeira, hoje há cerca de 40 modelos de smartphone compatíveis com o 5G no Brasil. Os produtos se encontram sobretudo na linha premium das fabricantes. "Mas com negociações que estamos fazendo e pela ênfase, já temos aparelhos na categoria intermediária, de cerca de R$ 2 mil", observou o chefe da unidade de consumo da Claro.

A existência de um ecossistema 5G mais maduro no momento em que a tecnologia chega ao País também foi apontada pelo CEO da Huawei no Brasil, Sun Baocheng. Segundo ele, o cenário é um ponto positivo que pode ser tirado do desembarque tardio do 5G por mercado nacional, na comparação com os dos asiáticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!